Faz favor

Será Tinky Winky "gay"?

2 junho 2007 0:00

2 junho 2007 0:00

A Polónia vai investigar se 'Teletubbies' promovem homossexualidade

O Governo conservador da Polónia decidiu declarar guerra ao "incitamento à homossexualidade" — uma campanha que já chegou ao mundo inocente dos 'Teletubbies' e poderá levar ao fim da série da BBC na televisão pública daquele país. Tudo por causa de Tinky Winky, um rapaz de peluche de cor roxa que costuma usar uma mala de mão vermelha e que, por isso, vai ser sujeito a uma rigorosa avaliação psicológica.

Numa entrevista publicada na última edição da revista semanal 'Wprost', a responsável por um organismo governamental polaco de defesa dos direitos das crianças, Ewa Sowinska, afirmou que "poderão existir conotações homossexuais veladas" na mala de mão de Tinky Winky. "Reparei que a personagem usa uma mala de mão para senhoras, mas não percebi que se tratava de um rapaz", disse Sowinska, anunciando que pediu a um grupo de psicólogos do seu organismo que estudem o programa, de forma a decidir se este pode ser difundido pela televisão pública.

Questionado sobre o assunto, Martin Selmayr, porta-voz da comissária para a sociedade de informação e os "media", reafirmou, na terça-feira, o compromisso da Comissão Europeia com a liberdade de imprensa.

Mas a suspeita de que os 'Teletubbies' podem incitar à homossexualidade fora já avançada por cristãos conservadores norte-americanos em 1999. O reverendo Jerry Falwell, que morreu há duas semanas devido a uma paragem cardíaca, garantia, na altura, que o programa não era um bom exemplo para as crianças, porque "Tinky Winky é "gay". Prova disso: a sua cor, associada ao movimento "gay", segundo Falwell.

No mesmo ano, o autor de 'American Psycho', Brett Easton Ellis, escreveu sobre a série britânica destinada aos mais pequenos, considerando que os 'Teletubbies' são "maléficos". "As tácticas de Marilyn Manson para chocar parecem insignificantes se comparadas com estes ursos de peluche psicadélicos", defendia.

Contactada pelo Expresso, a pedopsiquiatra Ana Vasconcelos garante que "a homossexualidade não é incitada pela televisão" e que acreditar nessa possibilidade "é uma afronta para a complexidade que é o pensar e o sentir do humano".

As personagens da série, conhecidas por usarem linguagem de bebé, com um vocabulário bastante limitado, são quatro e foram apresentadas pelos seus criadores como "bebés tecnológicos". Tinky Winky distingue-se pela mala de mão vermelha, por ser mais alto e ter uma antena triangular em cima da cabeça, mas é, no resto, muito semelhante aos outros 'Teletubbies': Laa-Laa, Dipsy e Po.

Transmitido em 120 países, o programa foi exibido em Portugal pela SIC. Actualmente, e para assinalar o 10º aniversário destes peluches coloridos, está à venda uma colecção de DVD.

A propaganda anti-homossexuais do Governo de Kaczynski levou já o ministro da Educação polaco a propor uma lei para excluir do sistema de ensino os docentes que promovam um "estilo de vida homossexual" e proibir informações nas escolas sobre homossexualidade.

Recentemente, personalidades políticas europeias participaram, em Varsóvia, numa manifestação tradicional "gay" – a Parada da Igualdade – para denunciar a homofobia do Governo.

Conte-nos o seu caso

fazfavor@expresso.pt

Cristina Bernardo Silva