Taxa de desemprego na Alemanha sobe para 5,7% em janeiro
A taxa de desemprego na Alemanha subiu para 5,7% em janeiro. O número de desempregados foi de 2,6 milhões, mais 162.000 em relação a dezembro e mais 154.000 em relação a janeiro de 2022
A taxa de desemprego na Alemanha subiu para 5,7% em janeiro, um aumento de 0,3 pontos percentuais tanto em relação a dezembro como ao mês homólogo do ano anterior, segundo dados divulgados esta terça-feira pela Agência Federal de Emprego (BA).
O número de desempregados foi de 2,6 milhões, em janeiro, o que representa um aumento de 162.000 em relação a dezembro e de 154.000 em relação ao ano anterior.
Esta subida é a "habitual nesta altura do ano", considerou o presidente da BA, Andrea Nahles, em comunicado, citado pela EFE.
"O mercado de trabalho segue estável, apesar das incertezas geopolíticas e económicas", acrescentou Nahles.
O presidente da BA destaca ainda o elevado número de postos de trabalho a preencher nos diferentes setores, 764.000, o que significa um decréscimo de 27.000 em termos homólogos, mas representa ainda um elevado número de vagas.
O emprego continua em níveis recordes, com um total de 45,8 milhões de trabalhadores ativos - entre os mais de 83 milhões de habitantes do país.
Aquele valor representa um aumento de 458.000 em relação ao ano anterior, segundo dados de dezembro também divulgados hoje pelo Departamento Federal de Estatística (Destatis).
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes