Economia

Teixeira dos Santos apresenta linhas gerais do Orçamento e PEC em Bruxelas

15 março 2010 11:26

O ministro das Finanças deverá apresentar hoje o Orçamento do Estado para 2010 e do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) aos ministros da zona euro.

15 março 2010 11:26

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, deverá hoje apresentar as linhas gerais do Orçamento do Estado para este ano e do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) aos ministros da zona euro, em Bruxelas.     Fonte comunitária disse à Agência Lusa que "é habitual" que, depois da aprovação do Orçamento por um Estado-membro, o ministro correspondente faça uma "breve referência" ao mesmo no encontro mensal dos ministros das Finanças da zona euro.   O facto de o Orçamento do Estado para 2010 iniciar um ciclo de quatro anos, até 2013, de ajustamento orçamental, levará "certamente" Teixeira dos Santos a fazer uma referência também em relação ao PEC atualizado, de acordo com a mesma fonte.

Meta de quatro anos

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

O Expresso apoia e vai adoptar o novo Acordo Ortográfico. Do nosso ponto de vista, as novas normas não afectam - antes contribuem - para a clarificação da língua portuguesa.

Por outro lado, não consideramos a ideia de que a ortografia afecta a fonética, mas sim o contrário. O facto de a partir de 1911 a palavra phleugma se passar a escrever fleugma e, já depois, fleuma não trouxe alterações ao modo como é pronunciada. Assim como pharmacia ou philosophia.

O facto de a agência Lusa adoptar, a partir de amanhã, o Acordo, enquanto o Expresso, por razões técnicas (correctores e programas informáticos de edição) ainda não o fez, leva a que neste sítio na Internet coexistam as ortografias pré-acordo e pós-acordo.

Pedimos, pois, a compreensão dos nossos leitores.