Economia

Starbucks mantém preços em Portugal

27 agosto 2009 18:16

Estratégia a seguir nos Estados Unidos não chega cá, onde a marca tenciona abrir a quinta loja até ao final do ano

27 agosto 2009 18:16

A Starbucks vai manter os preços dos cafés nas lojas em Portugal, ao contrário da estratégia a seguir nos Estados Unidos. Luis Mello, director de operações da Starbucks Portugal, diz que nesta altura não vê nenhuma vantagem em aplicar essa estratégia em Portugal, que é um mercado onde a Starbucks está apenas há um ano, com quatro lojas, ao contrário da dimensão nos Estados Unidos, onde tem 14 mil pontos de venda.

A Starbucks anunciou que, nos Estados Unidos, vai baixar os preços dos cafés mais básicos e aumentar os dos mais elaborados, como forma de aumentar as receitas em período de crise. O Frappuccino é uma das variedades cujo preço vai aumentar, enquanto o Cappuccino vai ficar mais barato. Luís Mello considera que a alteração dos preços não vai mudar o valor da marca Starbucks ou a percepção do consumidor.

De acordo com os dados citados pelo site Brand Republic, as vendas globais da Starbucks dimimuiram 6,6% no segundo trimestre. Em Portugal, onde a marca não divulga dados de vendas, o impacto da crise não é mensurável. "O mercado português é muito recente e os dados de que dispomos ainda não nos permitem tirar conclusões", refere o director de operações.

A Starbucks prepara-se para inaugurar a quinta loja, que se juntará aos espaços já existentes no centro comercial Alegro, em Belém, no Fórum Almada e no Dolce Vita Tejo. "Será uma loja de rua, localizada no centro de Lisboa", avança Luís Mello.