Sistema financeiro

Portugueses pediram mais crédito em janeiro

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

O montante de novos créditos subiu em janeiro, face a dezembro, apesar de se ter registado uma descida no número de novos contratos. Mas em relação a janeiro de 2022 houve uma subida tanto do montante como dos contratos

O montante de novos créditos aos consumidores subiu 0,1% em janeiro, em comparação com dezembro, para 540 milhões de euros, segundo dados do Banco de Portugal (BdP) divulgados esta quarta-feira. Face a janeiro de 2022, houve um aumento de 9,6%.

O montante total de novos créditos para fins pessoais subiu 8,8%, para 279 milhões de euros, e o montante de novos créditos referentes a cartões ou facilidades de descoberto subiu 2,5% para os 109 milhões de euros.

Por outro lado, o montante de novos créditos para a compra ou leasing de automóvel caiu 10,9% para os 205 milhões de euros.

No que toca ao número de novos contratos de crédito, estes recuaram 0,3% no total em janeiro, em relação ao mês anterior, mas subiram 12,3% face a janeiro de 2022.

No crédito pessoal houve um aumento de 3,4%, para 40,3 mil contratos. Por outro lado, no crédito de cartões e descoberto registou-se uma queda de 1% para os 73 mil contratos e no crédito automóvel o número de novos contratos caiu 6,7%, para os 13,7 mil celebrados.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas