Economia

Portugueses vão menos ao supermercado

10 julho 2014 11:05

Frequência de compras no grande consumo diminuiu 3,5% no primeiro semestre, mas há sinais positivos no mês de junho. Promoções representam 19% das compras.

10 julho 2014 11:05

O verão pode significar o regresso dos portugueses às compras, caso a tendência de crescimento (0,4%) no volume de compras por lar, em junho, se mantenha. No total da média dos primeiros seis meses do ano, porém, estamos a comprar menos 1,5% e a ir ao supermercado com menos frequência (-3,5%). São as principais conclusões do estudo Kantar Worldpanel, que monitoriza as compras no mercado de grande consumo.

No primeiro semestre, por outro lado, as vendas de produtos com redução de preço representam 19% do mercado de grande consumo, sem contar com os produtos frescos, sendo de 24% o nível de desconto médio. Segundo este estudo, as promoções podem estar a ajudar o consumidor a comprar mais e mais barato, mas como consequência há uma redução do valor deste mercado.