27 janeiro 2015 13:01
A brasileira Oi assegurou ontem, em duas assembleias gerais de obrigacionistas, que o resultado da venda da PT Portugal à francesa Altice irá ser usada para pagar as suas dívidas e participar no processo de consolidação do setor no Brasil.
27 janeiro 2015 13:01
Em comunicado feito na sequência das duas assembleias gerais de obrigacionistas da Oi, que decorreram ontem no Brasil, a operadora diz ainda que não pagará aos seus acionistas dividendos relativos ao exercício de 2014 e 2015.
A Altice irá pagar à Oi assim que o negócio da compra da PT Portugal esteja concluído 5,6 mil milhões de euros. Os restantes 1,8 mil milhões de euros serão pagos mais tarde e parte está dependente de receitas futuras. A Oi irá assumir a dívida da operadora portuguesa, que se situa nos 6 mil milhões de euros.
A Oi, que tem a seu cargo uma pesada dívida de 15,5 mil milhões de euros, tem defendido que pretende participar no processo de consolidação no Brasil, onde está à venda a TIM Itália, e tem sido admitida a repartição do ativos entre ela e suas congéneres Vivo e Claro. Mas não é certo para jáque o irá acontecer, ou mesmo se a Oi irá participar neste processo de consolidação.
"A Oi não tem nenhum preconceito sobre como fazer a consolidação. É muito cedo para discutir o controlo. Precisamos de ter condições e, depois, avaliar o melhor caminho", disse o presidente da Oi, Bayard Gontijo em declarações à Reuters. E há mesmo analistas a admitir que com a dívida que a Oi tem não consegue comprar parte da TIM, e que ela é que será um alvo no futuro.