Economia

José Alberto de Carvalho pode deixar direção de informação da TVI

24 outubro 2014 11:09

Expresso

O alegado desejo de José Alberto Carvalho de afastar-se da vertente mais operacional do cargo de diretor de informação da TVI não é propriamente novo.

luiz carvalho

Administração da Media Capital estará a estudar colocar o jornalista num cargo intermédio entre a administração e a informação da empresa. 

24 outubro 2014 11:09

Expresso

O jornalista José Alberto Carvalho poderá estar em vias de deixar a direção de Informação da TVI. O cenário é avançado na edição desta sexta-feira da "Notícias TV", que revela estar a ser estudada a possibilidade de o jornalista passa a ter "um cargo intermédio entre a informação e a administração da TVI".

Segundo as fontes da estação citadas pela revista, a ideia poderá ser implementada já em janeiro e permitirá conciliar o desejo da administração de ter um jornalista a "pensar a estrutura informativa da empresa de forma mais macro" e a vontade do próprio José Alberto Carvalho de se afastar da gestão diária da informação do canal.

O jornalista recusou comentar estas informações e fonte oficial da estação, citada pela revista, diz apenas que as mesmas são "especulações". Ou seja, não houve desmentido. 

Como recorda a "Notícias TV", o alegado desejo de José Alberto Carvalho de afastar-se da vertente mais operacional do cargo de diretor de informação da TVI não é propriamente novo. A ideia tem sido comentada no mercado há algum tempo e poderá também estar relacionada com a crescente tensão que se tem vivido na redação do canal. Um contexto que deu inclusive origem a notícias recentes no "Correio da Manhã" sobre a insatisfação dos jornalistas da TVI em relação à atuação da direção e à divulgação de dúvidas expostas por Carvalho no Conselho de Redação sobre supostas "baixas suspeitas" de alguns profissionais.

A confirmar-se a subida de José Alberto Carvalho para outro cargo na estação, a "Notícias TV" coloca os nomes de Paulo Ferreira, ex-diretor de informação da RTP, e Sérgio Figueiredo, ex-diretor do "Diário Económico" e do "Negócios" e administrador da EDP Produção, entre os que mais são falados nos corredores da estação como potenciais sucessores na direção.