Indústria

Secil emite 75 milhões de euros em "obrigações verdes"

Secil emite 75 milhões de euros em "obrigações verdes"
Getty Images

A Secil vai emitir duas linhas de obrigações para financiar os projetos de investigação e desenvolvimento que visam descarbonizar o seu processo de produção de cimento

A Secil vai emitir 75 milhões de euros em duas linhas de “obrigações verdes” para refinanciar o projeto Clean Cement Line (CCL), em Setúbal, que visa criar uma tecnologia de produção de cimento de baixa pegada carbónica, anunciou a cimenteira esta quarta-feira, 8 de fevereiro.

Os empréstimos obrigacionistas, sob os nomes “Obrigações Verdes Secil 2030 – taxa fixa” e “Obrigações Verdes Secil 2030 – taxa variável”, serão emitidos “de uma só vez ou em séries, até 25 de janeiro de 2024. O financiamento tem reembolso em 25 de janeiro de 2030 e uma maturidade máxima de 7 anos”, anunciou a empresa em comunicado.

O encaixe total de 75 milhões de euros destina-se ao “refinanciamento do Projeto CCL, em execução na fábrica do Outão, em Setúbal”, acrescenta a empresa.

O Projeto CCL abrange, segundo a empresa, “quatro subprojetos de investigação & desenvolvimento” que têm “por objetivo o desenvolvimento e demonstração de uma nova tecnologia de produção de cimento”.

O objetivo é “a eliminação da dependência de combustíveis fósseis, o aumento da eficiência energética e a produção própria de energia elétrica, a integração no processo da digitalização e a redução de emissões de CO2 [dióxido de carbono]”.

Os bancos que irão gerir as operações serão a Caixa Geral de Depósitos e o Caixa - Banco de Investimento.

A Secil é mais uma entre as empresas portuguesas a emitir obrigações associadas a projetos de sustentabilidade, somando-se a entidades como a Corticeira Amorim, a NOS, a EDP, entre outras.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas