Têxtil: Impetus assume controlo total da Edaetech e reforça presença na engenharia

Empresa continua apostada em desenvolver produtos inovadores no sector têxtil, sem esquecer outras áreas de negócio. Valor do negócio não foi divulgado
Empresa continua apostada em desenvolver produtos inovadores no sector têxtil, sem esquecer outras áreas de negócio. Valor do negócio não foi divulgado
O Grupo IMPETUS anunciou esta quinta-feira a aquisição do controlo total da Edaetech, empresa nacional de engenharia que combina áreas de competência na inovação, tecnologia e fabricação. O grupo da família Figueiredo reforça, assim, “a sua aposta em setores que vão além da indústria têxtil”, afirma a direção em comunicado.
A Impetus, que desenvolve as suas coleções com modelagem 3D, já controlava 40% do capital e adquiriu, agora, os restantes 60% da empresa onde entrou em 2002.
Para a Edaetech, com sede em Esposende, começa, agora, “um novo ciclo que terá como objetivo reforçar a sua posição no mercado e o compromisso global com todos os parceiros de negócio, beneficiando de uma estrutura acionista forte, sólida e comprometida com o futuro”, refere o comunicado, sem divulgar o valor do negócio.
Com um volume de negócios na ordem dos 50 milhões de euros (+25% que em 2021), a Impetus concentra 35% das vendas na marca própria e passa a ter, com esta aquisição, mais de mil trabalhadores e uma dezena de empresas em diferentes áreas, mantendo o core business na indústria têxtil, a que junta áreas como imobiliário, seguros, farmacêutica e engenharia.
Apresentando como “uma das mais completas estruturas verticais integradas da Europa, apoiada por diversos departamentos, que incluem I&D, Design, Qualidade e Logística”, o grupo criado por Alberto Figueiredo em 1973, Barqueiros, com seis pessoas, quatro máquinas e o foco na roupa interior, foi alargando o portfólio a outros segmentos como os têxteis técnicos, incluindo vestuário de trabalho, com e sem costura, acredita estar a “aperfeiçoar a sua estrutura”, garantindo flexibilidade e capacidade de resposta aos clientes.
Um dos últimos lançamentos do grupo dominado pelo negócio têxtil foi a linha ProtechDry, dedicada a roupa interior 100% em algodão criada para a responder a patologia da incontinência ligeira com uma tecnologia patenteada e testada por diferentes instituições da área da saúde.
Esta medida insere-se num projeto global de inovação, desenvolvido em colaboração com a Universidade do Minho com o objetivo de desenvolver produtos técnico inovadores que procuram responder a problemas específicos de determinados nichos de consumidores.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mmcardoso@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes