Economia

Empresas portuguesas apostam nos têxteis técnicos

15 junho 2009 10:12

Onze expositores nacionais mostram os têxteis inteligentes "made in Portugal" na TechTextil, a maior feira mundial de têxteis técnicos e não tecidos

15 junho 2009 10:12

A tradição marítima portuguesa está em destaque na Techtextil, a decorrer de 16 a 18 de Junho na Messe de Frankfurt, numa exposição colectiva da capacidade industrial nacional para aplicações náuticas.

Das cordas e velas aos fatos de mergulho, canoas e sistemas de salvamento, o "Nautical Showcase from Portugal" procura mostrar ao mundo "o melhor que se faz em Portugal nesta área" e promover o país como centro de excelência e investigação.

A apresentação do "know how" português no domínio dos têxteis inteligentes está a cargo de uma delegação de empresas e entidades nacionais que inclui a Artefita, Alta Visibilidde, Biodevices, Citeve, Coltec, Cordex, ERT, Endutex, Gulbena, Fisipe e Centi.

É uma selecção que abarca uma oferta variada, das fitas de alta tecnologia impermeáveis, retardadoras de chama, anti-UV e anti-estáticas, aos tecidos replentes de insectos que combinam diferentes tecnologias de laminagem e aos multifilamentos de polipropileno de cores fluorescentes.

Para as empresas portuguesas que apostam em estar na vanguarda da inovação, este é um novo domínio com bom potencial de crescimento, valor acrescentado e um mercado exponencial, a crescer 4% ao ano, mesmo em conjuntura de crise.

Das embalagens à construção civil, saúde ou transportes, os têxteis técnicos representam já um consumo anual de 20 milhões de toneladas e um volume de negócios de 85 mil milhões de euros que poderá chegar aos 120 mil milhões dentro de dois anos, de acordo com as estimativas da David Rigby Associates.