Economia

Empresa envolvida na operação grega contacta clientes na zona euro

24 março 2012 7:19

Jorge Nascimento Rodrigues (www.expresso.pt)

O Bondholder Communications Group está em conversações com outros membros da zona euro para oferecer a sua plataforma tecnológica para reestruturações de dívida, segundo o Dow Jones Newswires.

24 março 2012 7:19

Jorge Nascimento Rodrigues (www.expresso.pt)

"Estamos em conversações com vários países da zona euro no sentido de instalar a infraestrutura de comunicação com os investidores em títulos de dívida, no caso de a necessidade surgir", afirmou, esta tarde, ao Dow Jones Newswires (DJN) Robert Apfel, presidente do Bondholder Communications Group. Trata-se da entidade que esteve envolvida como "parceiro tecnológico" na operação recente de reestruturação parcial da dívida grega. Apfel não concretizou os "vários" países em questão nas declarações que prestou a Stelios Bouras, do DJN.

Mais conhecida como BondCom, a empresa instalou a sua plataforma de comunicação e informação entre o emissor da dívida (o estado grego) e os credores privados dispersos pelo mundo, em cooperação com a Hellenic Exchanges Holdings, da Bolsa de Atenas. O lema da companhia é que só com boa informação e comunicação a reestruturação de dívida obtém um nível alto de aceitação.

Recorde-se que o governo grego conseguiu reestruturar 197 mil milhões de euros de um total de 205 mil milhões de euros de dívida grega na mão de credores privados. Nestes 197 mil milhões estão incluídos 152 mil milhões de euros de dívidas sujeitas à lei grega e 20 mil milhões de euros sujeitos a lei estrangeira que aceitaram voluntariamente a proposta. O perdão de dívida deverá ascender a 105 mil milhões de euros.

No seu portefólio de ações recentes, antes da Grécia, contam-se o Panamá e o Uruguai em dezembro de 2011 e a Argentina em dezembro de 2010, aquando da última fase da reestruturação prolongada da dívida do país das pampas depois da bancarrota em 2002.