7 dezembro 2010 10:10
Efacec ganha certificação da associação japonesa CHAdeMO e encomendas da Nissan.
7 dezembro 2010 10:10
A Efacec iniciou a internacionalização de uma nova atividade, agora na área da mobilidade elétrica, com a exportação dos primeiros carregadores rápidos pra veículos elétricos.
Estes carregadores, essenciais para permitir ultrapassar a questão da autonomia mais limitada dos veículos puramente elétricos, permitindo a sua recarga em 20 minutos, vão equipar o centro técnico da Nissan no Reino Unido e ser utilizados nem ações de promoção do modelo Leaf na Europa.
De acordo com a direção da Efacec, "uma das vantagens do equipamento, depois de montada uma rede bem dimensionada, é permitir a utilização de veículos elétricos muito para além dos típicos 160 quilómetros anunciados pelos modelos atuais".
A encomenda da construtura automóvel surgiu depois da Efacec se tornar uma das primeiras empresas do mundo a garantir a certificação da associação nipónica CHAdeMo.
A rede de mobilidade elétrica Mobi., em fase de implementação em Portugal, prevê a existência de 50 destes equipamentos só na primeira fase. As unidades a instalar por operadores privados, assim como pelos detentores de frotas, complementará esta oferta.