13 setembro 2011 16:21
A EDP, a REN, a GALP e, se as condições do mercado o permitirem, a TAP serão privatizadas até ao final deste ano, segundo a atualização do memorando de entendimento. O processo de privatizações deverá estar concluída em 2013 e renderá 5 mil milhões de euros.
13 setembro 2011 16:21
O memorando de entendimento assinado entre Portugal e a troika, que foi atualizado hoje, prevê que a EDP, a REN e a Galp sejam privatizadas ainda este ano e deixa em aberto a hipótese de a TAP ser também privatizada em 2011.
Por outro lado, esclarece que foram incluídas no lote das empresas a privatizar a Águas de Portugal e a RTP, tal como o Governo já tinha avançado, sublinhando que as mesmas foram acrescentadas ao plano de privatizações no âmbito da re-estruturação do Sector Empresarial do Estado.
A RTP e as Águas de Portugal deverão ficar privatizadas até ao final de 2012.
"Em 2013 serão privatizadas a ANA, a CP Carga, os CTT, a Caixa Seguros, assim como um conjunto de pequenas empresas", lê-se no memorando. No fim do programa serão arrecadados 5 mil milhões de euros.
O memorando diz ainda que deverá ser preparado um relatório com os ativos e empresas municipais e regionais, visando a possibilidade da sua privatização.