EDP Renováveis iniciou dois projetos de energia solar nos Países Baixos

Mais 46 mil painéis solares vão abastecer 9000 habitações em Gelderland, nos Países Baixos, através dos primeiros dois projetos da EDP Renováveis no país
Mais 46 mil painéis solares vão abastecer 9000 habitações em Gelderland, nos Países Baixos, através dos primeiros dois projetos da EDP Renováveis no país
Jornalista
A EDP Renováveis, através da Kronos Solar (que adquiriu em 2022), iniciou esta terça-feira a construção de dois projetos fotovoltaicos nos Países Baixos, os primeiros projetos da empresa portuguesa em terras neerlandesas, segundo anunciado em comunicado.
Ambos os projetos estão localizados no município de Berkelland, na província de Gelderland, no centro-leste dos Países Baixos, e terão uma capacidade instalada combinada de 20,6 MWac (unidade de medida de energia solar) e mais de 46 mil painéis solares fotovoltaicos bifaciais, isto é, que aproveita a irradiação solar em ambos os lados do painel.
De acordo com a EDP, os projetos vão produzir eletricidade suficiente para abastecer cerca de 9000 habitações por ano e vão contribuir para evitar a emissão de mais de 4000 toneladas de CO2 anualmente em Gelderland.
A EDP Renováveis espera ainda iniciar a construção de outros projetos nos Países Baixos dentro de alguns meses. No total, a instalação de energia solar representa já 12% dos projetos da EDP Renováveis.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes