Energia

Combustíveis vendidos na semana passada acima do preço de referência da ERSE

Combustíveis vendidos na semana passada acima do preço de referência da ERSE

Na semana passada os combustíveis foram vendidos com preços de pórtico acima do “preço eficiente”, um preço de referência calculado pela ERSE. Mas para quem beneficia de descontos, o preço ficou abaixo desta referência (menos 1,7 cêntimos por litro na gasolina e 7 no gasóleo)

Segundo o relatório semanal de monitorização dos preços dos combustíveis da ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, na semana passada quer o gasóleo, quer a gasolina foram vendidos acima do “preço eficiente”.

"Relativamente à semana anterior verificou-se que a média dos preços de venda ao público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 3,3 cent/l [cêntimos por litro] acima do preço eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples, e 0,3 cent/l, acima no caso do gasóleo simples", reporta a ERSE.

Tal significa que no caso da gasolina houve um desvio de 1,9% e no gasóleo de 0,2%.

Para a reguladora, o "preço eficiente" é um preço médio semanal que soma os custos dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos.

Nesta análise, a ERSE tem em conta os "preços de pórtico", isto é, o preço de venda ao público para os clientes que não têm qualquer desconto.

Contudo, a reguladora analisa também os preços com descontos, que são publicados pela Direção Geral de Energia e Geologia incorporando os descontos praticados, como os associados aos cartões de frota. Neste caso, "a gasolina 95 simples apresentou um desvio de -1% face ao preço eficiente e o gasóleo simples de -4,5%", ou seja, menos 1,7 cent/l e 7 cent/l a menos, respetivamente.

Relativamente à semana que se inicia esta segunda-feira, a ERSE determinou que o "preço eficiente" após impostos é de 1,638 euros por litro na gasolina 95 e de 1,575 euros no gasóleo simples. "O preço eficiente registou uma atualização, face à semana passada, de -4%, para a gasolina e de -2,7% para o gasóleo, tendo em conta a variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em -8,9% e do gasóleo simples em -5,1%", justifica a reguladora.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas