Energia

EDP faz primeiro investimento numa 'startup' de hidrogénio

Hidrogénio tem motivado múltiplas intenções de investimento.
Hidrogénio tem motivado múltiplas intenções de investimento.
Andriy Onufriyenko / Getty Images
Através da EDP Ventures, a EDP investiu na HySiLabs, startup francesa que está a desenvolver um método mais simples e económico para transportar e armazenar hidrogénio

A EDP fez o seu primeiro investimento numa startup da área do hidrogénio, ao entrar numa ronda de financiamento da francesa HySiLabs, concluída em janeiro, através da EDP Ventures, empresa de capital de risco da EDP.

Segundo anunciado esta quinta-feira em comunicado, a energética investiu dois milhões de euros na HySiLabs, “startup com base em França que está a desenvolver um método mais simples e económico para o transporte e armazenamento seguro de hidrogénio”.

Na ronda de financiamento participaram também a Equinor Ventures (que liderou a ronda), o Fundo do Conselho Europeu de Inovação e a PLD Automóvel, e ainda os investidores Kreaxi, Région Sud Investissement e CAAP Création. No total, a HySiLabs, que nasceu em 2015, captou 13 milhões de euros.

“O financiamento agora alcançado irá apoiar o desenvolvimento da tecnologia patenteada da HySiLabs, que pretende assim dar resposta aos desafios do transporte e do armazenamento de hidrogénio”, lê-se na nota da energética portuguesa.

Os primeiros testes da startup - fundada por Pierre-Emmanuel Casanova e Vincent Lôme - deram sinais positivos, “demonstrando que o transporte é estável e que o hidrogénio pode ser armazenado em segurança em infraestruturas com as devidas condições de pressão e temperatura”.

"A EDP acredita que o hidrogénio renovável será um facilitador fundamental para a transição energética e pretende ser um agente ativo no seu desenvolvimento à escala global”, explica, citado na nota, Luís Manuel, membro do conselho de administração da EDP Inovação, da qual a EDP Ventures faz parte.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas