Estratégias

Proteja-se do dólar fraco

23 novembro 2009 17:00

Joaquim Madrinha

Proteja-se do dólar fraco

Se está a pensar investir em activos norte-americanos, tenha em conta o efeito cambial. As perspectivas para a moeda norte-americana não são as melhores

23 novembro 2009 17:00

Joaquim Madrinha

Do início do ano até 17 de Novembro, o índice Dow Jones Industrial Average e o Nasdaq 100 acumularam valorizações em dólares de 22,4 e 41 por cento, respectivamente. São ganhos expressivos que dão motivos para sorrir aos investidores, em particular, aos norte-americanos, pois os investidores oriundos da Zona Euro ganharam menos quase 7,5 por cento, devido à efeito da valorização do euro face ao dólar.

O desempenho do fundo Morgan Stanley US Equity Growth B é um bom exemplo da erosão que a diferença cambial pode fazer a um investimento. Até 17 de Novembro, este fundo de acções norte-americanas com grande capitalização e estilo crescimento registava um ganho bruto de 55,9 por cento. Porém, se um investidor português o tivesse em carteira desde o início do ano e o resgatasse no dia mencionado ganharia apenas 46,52 por cento brutos, quase menos 10 por cento que um investidor norte-americano.

A diferença deve-se à perda de valor do dólar face ao euro durante o período de tempo analisado, um comportamento que, segundo alguns especialistas do mercado cambial, deverá continuar em 2010. Ou seja, quem está a pensar investir em activos cotados em dólares deve procurar fazê-lo com protecção cambial sob pena de ficar a ver a força do euro e enfraquecer o seu investimento.

Mais um ano de dólar fraco

A maior parte dos analistas do mercado cambial prevê que a moeda norte-americana continue a perder valor para moeda da Zona Euro, mesmo quando a Reserva Federal norte-americana (Fed) começar a subir a taxa de juro de referência dos EUA. De acordo com as estimativas dos analistas da Standard Chartered Plc, Morgan Stanley Scotia Capital, entre outros, em 2010, o dólar poderá perder mais 8 por cento contra o euro, face aos valores actuais.

"A história diz-nos que o dólar não deve valorizar até 12 meses depois do início da subida da taxas de juro pela Fed", disse Callum Henderson à Bloomberg, estratego chefe para o mercado cambial da Standard Chartered Plc. Para esta casa de investimento, no final do próximo ano, um euro poderá comprar 1,58 dólares, enquanto para os analistas da Scotia Capital poderá atingir os 1,60. Ou seja, face aos valores actuais, que rondam os 1,48, tais previsões significam que investir em dólares em 2010 pode representar à partida cerca de 8 por cento de prejuízo. Ou seja, para que um investidor natural da Zona Euro atinja o breakeven - lucro zero - num fundo de investimento cotado em dólares, os activos do mesmo terão que valorizar cerca de 8 por cento.

Dólar em queda

Alguns analistas estimam que um euro que compra hoje 1,489 dólares poderá comprar 1,60 no final de 2010

Bancos Euro/Dólar

4 trim. 2010
Standard Chartered Plc 1,58
Scotia Capital 1,60
Credit Suisse 1,54
Morgan Stanley 1,60
Fonte Bloomber. Previsões.

Procure fundos hedged

Quem pretender investir no mercado accionista norte-americano através de fundos de investimento deve optar por produtos que efectuem protecção cambial ou hedging, em jargão financeiro anglo-saxónico. Cuidado! Só porque um fundo é cotado em euros, tal não significa que o gestor faça cobertura cambial. O fundo sectorial BlackRock GF World Mining E2 é um bom exemplo. Apesar de ter uma tranche cotada em euros, como não há cobertura cambial, esta tem a mesma rendibilidade que a tranche cotada em dólares, 120 por cento, brutos de impostos . O mesmo já não acontece na tranche BlackRock GF World Mining E2 Hedged EUR, esta sim com cobertura cambial identificada no nome do fundo pela palavra hedged.

Para conseguir esta protecção, o gestor recorre ao mercado de derivados e compra um produto que ganhe com a desvalorização do dólar e assim eliminar as perdas decorrentes da desvalorização da moeda norte-americana face ao euro, ou seja, há um custo, mas a ver pela diferença de resultado entre as três tranches do fundo sectorial da BlackRock, compensa. No último ano, a versão hedged rendeu quase 6 por cento a mais que as versões sem protecção cotadas em dólares ou euros.

Proteja-se!

Se vai investir em terras do "Tio Sam" não se deixe enganar pela moeda da cotação do fundo. Procure no nome do fundo a palavra "hedged" associada à moeda "eur" ou a letra H associada à letra que identifica a tranche do fundo, e proteja-se contra a fraqueza anunciada da moeda norte-americana. Eis alguns exemplos

Fundo Rendibilidade

1 ano
Características
Franklin US Focus Fund ¤-H1 59,79% Mistura os estilos valor e crescimento. Investe em companhias de grande capitalização
SGAM US Large Cap Growth FH 44,21% Investe em empresas de grande capitalização e estilo crescimento
BlackRock US Basic Value Hedged E2 EUR 33,53% Foca o investimento em empresas com grande capitalização com características de valor
Fonte: Bloomberg. Rendibilidades em euros líquidas de impostos. 19 Novembro 2009