17 setembro 2010 13:14
O dinheiro canalizado para os fundos de ações de mercados emergentes a nível mundial atingiu o valor máximo das últimas 6 semanas.
17 setembro 2010 13:14
Na semana finda dia 15, os fundos de ações existentes no globo receberam 7,16 mil milhões de euros, enquanto os fundos de obrigações ganharam 3,20 mil milhões de euros em novas subscrições, referiu a empresa em comunicado.
O valor dos fundos de investimento em ações de países desenvolvidos cresceu 2,51 mil milhões de euros, devido aos ganhos da produção industrial chinesa, que reforçou o sentimento de confiança nos países desenvolvidos. O fluxo para fundos de ações asiáticos, exceto Japão, alcançou o valor mais elevado das últimas sete semanas.
Esta tendência foi "sustentada pela fé renovada no crescimento dos pesos pesados, como a China e a Índia. Os fluxos para estes dois países atingiram o pico de oito e de cinco semanas, respetivamente", referiu a EPFR Global à Bloomberg.
A produção industrial da China cresceu 13,9% em agosto, face ao período homólogo, o que superou as expectativas do conjunto de analistas compilados pela Bloomberg, que apontavam para uma subida de 13%. O Banco Popular da China, num relatório publicado hoje, afirma acreditar que a economia chinesa vai "crescer relativamente rápido e permanecer estável".
Para o ex-economista do banco de investimento Morgan Stanley, Andy Xie, em declarações há Bloomberg Television, "a China em termos económicos é muito resistente. O investimento do Governo em infraestruturas vai continuar a crescer substancialmente. O mercado acionista não é mais uma bolha", referiu ainda o especialista.
Desde o início do ano, o índice MSCI Emergentes Markets acumula uma valorização de 5% e, desde o dia 25 de maio, data em que atingiu o valor mínimo do ano, ganha 21%.
O índice MSCI Emergentes Markets, que acompanha os mercados emergentes, já cresceu 21% desde do valor mais baixo deste ano, a 25 de maio. Desde do início do ano, o índice cresceu perto de 5%.