Gurus

7 acções de guru

17 setembro 2009 14:30

Nuno Alexandre Silva

7 acções de guru

Saiba o que andam a comprar os homens mais lucrativos do mercado numa altura em que há sinais de ligeira recuperação

17 setembro 2009 14:30

Nuno Alexandre Silva

Se Warren Buffett é famoso por ter obtido uma rendibilidade anual superior a 20 por cento nos seus investimentos em bolsa nas últimas quatro décadas, há alguns investidores que têm sido mais valiosos que ele nos últimos 10 anos. Ken Heebner, Robert Bruce, Arnold Schneider e outros cinco "gurus" ultrapassaram o "maratonista" Buffett nos últimos 10 anos com retornos anuais acima dos 6,4 por cento, mesmo depois dos últimos dois anos de crise terem varrido os ganhos em muitas das bolsas mundiais e terem criado um clima de pânico nos mercados accionistas.

Mas, se estes homens são famosos por escolherem acções lucrativas para as suas carteiras, o que andam agora a comprar numa altura em que a recessão nos Estados Unidos "provavelmente" terminou e quando as previsões do crescimento mundial para o próximo ano são revistas em alta?

A compra mais consensual nos últimos seis meses, de acordo com o sítio GuruFocus.com, foi a empresa de computadores Hewlett-Packard que mereceu o dinheiro de 11 "mestres" de investimento numa altura de recuperação que atingiu praticamente os 40 por cento em meio ano. A norte-americana, que produz os famosos computadores com a sua marca e sob a marca Compaq, é também a acção mais recomendada pelos analistas entre as 30 do índice estado-unidense Dow Jones Industrial Average.

Contudo, não é só a companhia de computadores de Palo Alto, na Califórnia, que está fortemente representada nas carteiras dos famosos investidores. A empresa de cuidados de saúde Humana, com associados nos EUA e Porto Rico foi comprada pelo famoso defensor da estratégia "contrária" David Dreman e mais sete investidores conhecidos pela sua gestão eficaz de carteiras e os resultados está a aparecer. A empresa do Kentucky, EUA, ganhou mais de 49 por cento na bolsa nos últimos seis meses e isso tem ajudado a manter o bom desempenho de alguns "gurus". Além disso, a boa forma da companhia de cuidados médicos é dada pelos resultados. No segundo trimestre de 2009, as receitas subiram 7,45 por cento enquanto os lucros aumentaram 30 por cento e a empresa e os analistas não parecem estar preocupados com a nova orientação de Washington referente à criação de um plano público de saúde que inclua os 46,3 milhões de americanos desprotegidos no sistema.

Para lá da Hewlett-Packard e Humana, há mais cinco empresas que foram compradas por, pelo menos, seis famosos investidores. São elas a Johnson & Johnson, a Coca-Cola, a Burlington Northern Santa Fe, a Leucadia National e a Cintas.

As compras dos gurus

Estas são as 7 empresas mais compradas pelos "magos" de investimento nos últimos seis meses de rali





Fonte: GuruFocus.com. Bloomberg. P/L=preço/lucros de 12 meses por acção. n.a.-não aplicável. Rendibilidade em euros. 16 de Setembro de 2009.