Exclusivo

Bolsa e Mercados

Matérias-primas agrícolas encareceram 63% em cinco anos... e os preços do cacau, café e ovos deverão continuar a subir

Matérias-primas agrícolas encareceram 63% em cinco anos... e os preços do cacau, café e ovos deverão continuar a subir
Getty Images

O índice de matérias-primas agrícolas disparou 63% desde 2020, mais do que qualquer outro índice sectorial de commodities. Em 2024, as cotações do cacau e da dúzia de ovos dispararam mais de 150% e as do café e do sumo de laranja mais de 50%. Ouro poderá ultrapassar os 3000 dólares por onça este ano

O chocolate, a chávena de café, o ovo estrelado e o copo de sumo de laranja deverão ficar ainda mais caros este ano. A culpa é das matérias-primas agrícolas que lhes dão vida e que permitiram massificar o seu consumo.

Em 2024, a semente de cacau, o grão de café, a dúzia de ovos (sobretudo na Chicago Mercantile Exchange, nos Estados Unidos) e a libra de sumo de laranja concentrado congelado destacaram-se no disparo das cotações.

As previsões apontam para que a tendência altista nestas matérias-primas se mantenha em 2025. Os culpados são os fenómenos climáticos cada vez mais extremos, as pragas nas safras, a gripe aviária (que leva ao abate de milhões de galinhas poedeiras) e a própria pressão da procura mundial. Acresce que, em muitos destes mercados, cresceu a especulação financeira ligada aos contratos de “papel” (como são designados na gíria), em que não há transação física das mercadorias.

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários
Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate