14 julho 2009 17:30
Dê saúde ao seu animal de estimação
Duas companhias de seguros perceberam o valor que os donos dão aos seus animais de estimação e lançaram seguros de saúde para cães e gatos. Conheça-os
14 julho 2009 17:30
Depois de o seguro de saúde se ter tornado uma realidade imprescindível para cerca de 2 milhões de portugueses, as companhias de seguros decidiram alargar o conceito aos animais de estimação. Duas seguradoras lançaram já produtos para este segmento de mercado, acreditando que os donos de cães e gatos vão valorizar um seguro que permite aceder em condições especiais a redes de assistência veterinária e serviços extra para o mundo animal.
Safe Pet é o seguro lançado pela Groupama, em parceria com a AnimaDomus e a AIDE Assistência. À semelhança dos seguros de saúde tradicionais para famílias, também este seguro da Groupama assenta numa rede convencionada de cuidados médicos, neste caso, cuidados veterinários. Desta forma, os clientes podem dirigir-se a qualquer uma das clínicas veterinárias que integram a rede veterinária da AIDE Assistência, pagando apenas o valor referido na tabela de co-pagamentos previamente estabelecidos pela seguradora.
O seguro para cães e gatos da Groupama cobre assistência hospitalar, consultas de veterinário, exames e tratamentos médicos em ambulatório e vacinas. Está igualmente disponível um serviço de assistência em caso de desaparecimento, além de transporte de urgência, guarda, reclamação e funeral do animal coberto pelo seguro. Na vertente de assistência domiciliária, o seguro disponibiliza veterinário ao domicílio, entrega de medicamentos, banhos e tosquias.
Nenhuma doença pré-existente à data da contratação do seguro exclui qualquer cobertura da apólice, que é válida para todos os cuidados de saúde necessários para o animal coberto. Por não obrigar a períodos de carência, o seguro pode ser accionado de imediato, após a contratação. A Groupama também não impõe qualquer limite de capital, podendo o seguro ser accionado sempre que for necessário, sem que haja lugar ao esgotamento de plafond. A lista com todas as unidades que integram a rede convencionada é publicada na página online da Groupama e da AnimaDomus.
Já a Ocidental Seguros criou o Pétis, que actualmente é também comercializado aos balcões do Millennium bcp. Este seguro aposta na vertente de reembolso de despesas, incluindo aqui as despesas em consultas de veterinário, medicamentos, intervenções cirúrgicas, internamentos e exames para cães e gatos. Também a Ocidental demonstrou preocupação com a eventualidade do desaparecimento dos animais de estimação e incluiu essa cobertura na apólice. Está igualmente prevista a guarda dos animais seguros em caso de hospitalização do dono.
Além da componente médica, o Pétis inclui uma cobertura de responsabilidade civil, que garante o pagamento de indemnizações a terceiros por danos provocados pelo animal. A seguradora encarrega-se ainda de disponibilizar informações úteis a donos de animais de estimação, nomeadamente informação sobre clínicas, escolas, criadores, assistência ao domicílio, transporte e adopção de animais.
Animais bem seguros
Se a saúde do seu animal de estimação está a pesar demais no orçamento da família, talvez esteja na altura de lhe fazer um seguro de saúde
Seguradora | Produto | Coberturas | Preço (mensal) |
Groupama | Safe Pet | Assistência hospitalar e ambulatória (em rede convencionada), transporte de urgência, roubo ou desaparecimento, reclamação e protecção jurídica, guarda ou estadia do animal seguro em caso de internamento hospitalar do segurado, regresso antecipado do segurador por morte do animal seguro, funeral do animal e assistência domiciliária | 7,40¤ Pode ser contratada garantia opcional de reembolso de despesas médicas |
Ocidental | Pétis | Assistência veterinária e medicamentosa (reembolso), responsabilidade civil, defesa jurídica, procura de animais, guarda de animais e localização em caso de desaparecimento. | Opção Classic 5,04¤ Opção Opção Plus 5,96¤ Opção Platina 6,88¤ Pode ser agravado para extensão do seguro a cães de caça ou raças perigosas, participações em concursos ou alargamento a Espanha |
Fonte: Seguradoras |