ARQUIVO Reforma

Chegar, gerir e vencer

1 outubro 2009 17:00

Joaquim Madrinha

Chegar, gerir e vencer

Em apenas um ano, a sociedade gestora Optimize demonstrou que há Planos Poupança-Reforma que valem a pena

1 outubro 2009 17:00

Joaquim Madrinha

Cerca de um ano depois de se apresentar ao mercado e de lançar dois fundos de poupança-reforma, a sociedade gestora independente Optimize apresentou resultados que são uma lufada de ar fresco para quem procura soluções de complemento de reforma, sobretudo para quem leu o trabalho publicado pelo Jornal de Negócios onde se conclui que os planos poupança-reforma (PPR) estão longe de garantir reformas.

No primeiro ano de gestão, os especialistas da Optimize conseguiram obter uma rendibilidade de 12,6 por cento no fundo Optimize Capital Reforma PPR Acções, o mais arriscado, que pode investir entre 35 e 55 por cento da carteira em acções, e de 11,8 por cento no Optimize Capital Reforma PPR Equilibrado, que aplica entre 15 e 35 por cento da carteira no mercado accionista. É verdade que um ano de rendibilidade num produto de investimento indicado para prazos longos pode não ser significativo, mas ao comparar-se o desempenho dos dois fundos PPR geridos pela Optimize com a concorrência, verifica-se que ambos a bateram no mesmo horizonte temporal, dentro e fora das respectivas categorias de PPR.

Só para ter uma ideia, apenas dois dos fundos da Categoria D - que podem alocar mais de 35 por cento da carteira em acções - seguidos pela Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios estão positivos a um ano e o melhor - o ESAF PPR Vintage - ganhou apenas 4,76 por cento. A qualidade da gestão salta à vista também no fundo mais conservador - pertencente a Categoria C - onde apesar de existirem rendibilidades mais próximas do fundo gerido pela equipa liderada por José Santos Teixeira, somente um alcançou uma rendibilidade de dois dígitos, mas inferior à obtida pelo Optimize Capital Reforma Equilibrado.

Mexa-se!

Se tem algum dos PPR esmiuçados no trabalho do Jornal de Negócios ou não está contente com o resultado do seu, a gestão da Optimize pode ser uma alternativa para conseguir o complemento de reforma que deseja para os seus anos dourados. Desde Julho que é possível transferir PPR entre instituições pagando no máximo 0,5 por cento do valor acumulado. Aliás, sempre que os planos poupança-reforma ou reforma-educação não assegurem o capital investido e, ou, as rendibilidades anuais prometidas, a mudança é livre de encargos.

Para investir nos PPR da Optimize é necessário ter pouco mais de 11 euros e não há custos de entrada, saída ou transferência, podendo fazê-lo através do sítio online da sociedade gestora.

Fonte:CMVM. Euronext. CMVM. 25 Setembro 2009.