ARQUIVO Família

Triple Play para todos

4 agosto 2009 12:00

Rute Marques

Desbloquear telemóveis passa a ser mais barato

Mais baratos e mais práticos, os serviços "triple play" são a melhor solução para as telecomunicações. Saiba quais as soluções mais em conta

4 agosto 2009 12:00

Rute Marques

Acha razoável pagar tanto pelas suas telecomunicações? Consegue ver todos os canais de televisão que tem contratados pela sua operadora? Será realmente necessário ter tantos "megas" de navegação de Internet? Então e para que serve o telefone fixo, quando hoje já há mais telemóveis do que portugueses?



De certeza que também já se deparou com estas dúvidas, mas faça as contas: alguns pacotes triple play oferecem cerca de uma centena de canais (a Zon chega aos 110 canais e a MEO tem 100). Para que esta variedade compense e para que passasse os olhos com atenção por toda a oferta televisiva, ao longo de um mês teria de ver no minimo três canais diferentes por dia. Tendo em conta que, de acordo com os últimos dados Mediamonitor, os canais de sinal fechado mais vistos pelos portugueses são dez (SIC Notícias, AXN, RTP N, Panda, Hollywood, Fox Life, EuroSport, Fox, SIC Radical e Sport TV), de que lhe servem os restantes 84? Principalmente quando entre estes existem canais direccionados para a comunidade russa, ucraniana, romena, chinesa, entre outros, falados na própria lingua. A menos que seja imigrante ou poliglota, nunca chegará a vê-los ou, pelo menos, a compreendê-los.

Na internet também há muita oferta de ponta, mas será que ter mais "megas" lhe aumenta a felicidade? A maioria das pessoas utiliza apenas a net para ver o seu e-mail, visitar redes sociais e consultar meia dúzia de sítios, por isso, ter 10 "megas" (Mb) pode ser um número redondo que encha a vista, mas esvazie um pouco mais a carteira. Hoje, até o telefone caiu em desuso, ainda assim as ligações ADSL implicam a utilização deste meio e o homem, enquanto animal de hábitos, tem algumas dificuldades em desabituar-se de ter telefone em casa.

Equacione as suas reais necessidades e as da sua família, caso contrário estará a desperdiçar dinheiro. E em tempos de contenção, esta não é uma boa estratégia de finanças pessoais. As ofertas triple play são as melhores soluções no mercado pois englobam numa mesma factura a Internet, televisão, telefone e algumas até incluem banda larga móvel. Além de terem preços mais acessíveis, envolvem menos papelada e burocracrias quando chega a altura crítica do mês. E isso pode provar-se facilmente: se quiser contratar os serviços individualmente, terá que o fazer em várias operadoras, pois nenhuma tem ofertas individuais das três telecomunicações. À Zon pode ir buscar a solução de televisão mais barata, que é o pacote clássico por 23,99 euros, pelo telefone da PT pagará 9,99 euros e a Internet será da Sapo e pagará por 8 Mb, 19,90 euros. No total, a conta a pagar ao final do mês será de 53,88 euros. Se a isto acrescentar as facturas de telemóvel, poderá aperceber-se que é um valor demasiado elevado. Sendo assim, descubra qual a melhor solução para o seu caso entre os mais amigos da carteira.

Para os mais económicos

Simples e económico, para quem passa pouco tempo em casa, mas quando está, gosta de estar ligado à Internet ou a ver televisão, sem gastar muito dinheiro. De todos os operadores que trabalham nestes segmentos, a AR Telecom tem o produto mais barato. Contudo, está longe de ser perfeito, pois dos dez canais que inclui (TV Free), além dos generalistas oferece o All Music, a Rede Record, o Sky News, a TVE I, a TV 5 e o canal Mosaico (onde pode visualisar os outros nove canais em miniatura). É bom no preço, mas fraco na oferta de conteúdos televisivos.

AR Telecom - 20 ¤*

Televisão 10 canais
Internet 5 Mb / 456 Kb, com tráfego ilimitado
Telefone Sem assinatura mensal
Aluguer de box

O primeiro ano de aluguer da box é gratuito, a partir daí o custo é de dois euros

Fonte: Ar Telecom.

Para as famílias

Também há serviços pensados para famílias que precisem de Internet com alguma velocidade (para os pais) e televisão com múltiplos canais para entreter miúdos e graúdos. Neste segmento, a Zon e a MEO têm preços identicos, os canais de televisão são basicamente os mesmos - incluem canais de séries, filmes, desporto, notícias e desenhos animados (Panda e Disney Channel) - a segunda tem tráfego ilimitado de Internet e oferece até 100 Mb de Internet de banda larga móvel. O rei dos serviços económicos é a AR Telecom, mas o pacote é bastante mais modesto. Pergunte a si próprio se a oferta serve as suas necessidades, nesta altura de turbulência financeira, e faça a sua escolha.

AR Telecom - 29 ¤

Televisão 32 canais
Internet 5 Mb /256 Kb, com tráfego ilimitado
Telefone Sem assinatura mensal
Aluguer de box O primeiro ano de aluguer da box é gratuito, a partir daí o custo é de dois euros por mês

Zon Clássico - 34,90 ¤

Televisão 65 canais
Internet 2 Mb (download), 128 Kb (upload), 5 GB de tráfego (nacional e internacional)
Telefone Chamadas ilimitadas para rede fixa nacional, das 21h00 às 09h00, segunda a sexta
Aluguer de box Se for a Zon Box, sem serviço de gravação, o preço é de 3.50 euros por mês. Caso seja a Zon Box com possibilidade de gravação, a mensalidade sobe para os 5 euros mensais ou 50 euros anuais

MEO - 39,90 ¤

Televisão 50 canais (MEO Base + dois packs temáticos)
Internet ADSL com velocidade até 6 Mb + banda larga móvel
Telefone Chamadas ilimitadas para rede fixa nacional, das 21h00 às 09h00
Aluguer de box É obrigatório o aluguer da MEO Box DVR, com possiblidade de gravação, que fica por 5 euros por mês. Caso deseje adquirir mais uma unidade, terá que ser a versão normal, sem gravação, por mais 3,5 euros

Cabovisão - 39,98 ¤ *

Televisão 100 canais
Internet 10 Mb
Telefone Chamadas ilimitadas para rede fixa nacional
Aluguer de box O aluguer da box é de 5 euros por mês

* Campanha de Agosto, válida até dia 31 deste mês, e com duração de dois anos. A partir daí, o cliente passa a pagar o preço em vigor para este pacote. Actualmente é de 67 ¤.



Fonte: Ar Telecom, PT, ZON, Cabovisão.

Fibra óptica - o benjamim das telecomunicações

A fibra óptica permite ter acesso a televisão digítal e internet ultra-rápida. Para já, só a Zon, a MEO e aClix é que disponibilizam este serviço. Apesar de os preços mensais serem semelhantes aos pacotes premium praticados pela cabo e ADSL, o custo de novos equipamentos, interligação e pessoal especializado, é mais elevado, podendo inviabilizar a troca ou uma nova instalação. Além disso, tem a desvantagem de não chegar a todas as zonas do país. Mas se estiver interessado, e viver numa zona que permita a instalação, os pacotes mais acessíveis são os seguintes.

Clix Pack L (30 Mb) - 39,90 ¤

Televisão 20 canais + videoclube
Internet 30 Mb (download) e 3 Mb (upload)
Telefone Desde 0,5 ¤ por minuto para rede fixa nacional
Aluguer de box Existe uma campanha em vigor até ao final do mês de Agosto, dirigida para os novos clientes, na qual oferecem o valor da Box standard (sem gravação) durante um ano, e, pela Box DVR (com gravação) o cliente só paga 1,5 euros. Sem a promoção, o preço fica nos 3,5 e 5 euros mensais, respectivamente

MEO Fibra (20 Megas) ¤ 49,90

Televisão 70 canais / 3 televisões com alta definição (HD) e videoclube com mais de 2000 títulos
Internet Internet a 20Mbps (download) e 2Mbps (upload) com velocidades garantidas + banda larga móvel grátis
Telefone Sem assinatura telefónica, chamadas ilimitadas para todas as redes fixas nacionais das 21h00 às 9h00
Aluguer de box Não inclui a MEO Box. É obrigatório o aluguer da MEO Box DVR, com possiblidade de gravação, que fica por 7,13 euros por mês. Caso deseje adquirir mais uma unidade, terá que ser a versão normal, sem gravação, por 5,50 euros

ZON Fibra (50 Megas) ¤ 57,90

Televisão 110 canais / 9 televisões com alta definição (HD)
Internet 50 Mb (download) e 3 Mb (upload) + oferta de banda larga móvel (100 Mb todos os meses)
Telefone Chamadas ilimitadas para rede nacional e outros 20 países
Aluguer de box O aluguer da box, com gravador custa 5 euros mensalmente. Sem gravador, o preço difere consoante o caso: se for por cabo, o preço é de 3,50 euros, se for satélite fica pelos 3,25 euros
Fonte: Clix, PT, ZON.

Internet cara

Em Portugal, os preços mensais de acesso à Internet são, em média, 20 por cento mais elevados do que nos restantes países da União Europeia, de acordo com um estudo da Autoridade da Concorrência, relativamente ao ano passado. Questionámos três operadores do mercado (Zon, MEO e Ar Telecom) sobre o assunto e se não faria sentido desenvolver pacotes apenas com os canais de televisão mais relevantes, mas nenhuma quis comentar.