ARQUIVO Família

Férias: ensine as crianças a poupar

20 julho 2010 20:58

Ana Pimentel (www.expresso.pt)

Vai de férias com a família? Saiba o que tem de fazer para evitar que os seus filhos lhe consumam todo o orçamento familiar.

20 julho 2010 20:58

Ana Pimentel (www.expresso.pt)

Ir de férias é uma tentação, sobretudo, para o consumismo. Quem tem filhos pequenos sabe quanto custa ter de dizer "não" aos brinquedos para a praia, aos passeios no mar, às guloseimas diárias, e a tantas outras coisas que as férias convidam.

A educação financeira é importante e deve começar bem cedo. Para a ASFAC - Associação de Instituições de Crédito Especializado, entre os dois e três anos, já é possível ensinar às crianças várias questões relacionadas com o dinheiro. Deve começar por mostrar as diferenças entre o que é caro e barato, entre o que se compra por necessidade do que o que se compra por impulso, entre outras coisas. É nesta altura que as crianças começam a compreender que não se deve desperdiçar dinheiro.

A regra de ouro para evitar que os seus filhos lhe peçam tudo o que veem, é ensinar-lhes que o objetivo da publicidade é gerar emoções que originam a vontade de adquirir determinados produtos. E que, por isso, antes de comprar, devem avaliar se o fazem mesmo porque precisam ou só porque querem. É importante que as crianças façam as suas próprias escolhas e cometam erros, para que não os repitam numa fase mais avançada da sua vida.

A partir dos três anos, pode começar a dar-lhes uma semanada e passar para a mesada por volta dos dez anos. Esta pode ser um bom instrumento de amadurecimento, mas deve ser bem administrada pelos pais. Não se deve, por exemplo, associar a mesada ao cumprimento de tarefas familiares ou do desempenho escolar.

Saiba como levar o seu filho às compras, com as dicas da ASFAC.

1 - 1.Defina quanto se pode ou quer gastar. 2 - Ensine-os a fazer uma lista de compras. 3 - Crie jogos de idas às compras.

1 - Organize uma caça ao tesouro num centro comercial virtual com o intuito de encontrar o objeto desejado, gastando a menor quantia de dinheiro possível. 2 - Ensine-os a fazer comparações de pesos, tendo em conta as quantidades, pesos por quilograma, etc. 3 - Explique a diferença entre necessidade e vontade.

1 - Organize uma lista de produtos e peça que comparem os preços dos produtos em, pelo menos, três estabelecimentos comerciais distintos. 2 - Ajude-os a analisar as diferenças de preços encontradas e discuta sobre as razões de tais dissemelhanças. 3 - Discuta e analise com as crianças o que são compras por impulso.