ARQUIVO Créditos

Portugal no "clube" dos juros mais em conta na habitação

2 setembro 2010 0:20

Nuno Alexandre Silva (www.expresso.pt)

As instituições financeiras portuguesas subiram os juros nos depósitos a prazo e nos créditos à habitação em julho, mas pagam menos do que os bancos espanhóis e mantêm os quartos juros mais baixos na compra de casa.

2 setembro 2010 0:20

Nuno Alexandre Silva (www.expresso.pt)

Entre junho e julho de 2010, os depósitos com prazo até um ano constituídos em Portugal cresceram de uma taxa de juro média de 1,40% para 1,75%. Os dados divulgados ontem pelo Banco Central Europeu (BCE) relativos aos juros na operações de crédito e de depósito na Zona Euro colocam as instituições financeiras a operar em Portugal abaixo da média das taxas verificadas na união monetária, mas só cinco países têm remunerações mais vantajosas nos novos depósitos na Europa dos 16. Chipre é a campeã dos juros nos depósitos com prazo acordado até um ano (3,92%), enquanto Grécia (3,71%), Espanha (2,56%), Holanda (2,43%) e Eslovénia (1,87%) são os outros países com instituições financeiras mais generosas para os depositantes.

Nos créditos, os juros portugueses em julho mantiveram a tendência do mês de junho, deixando as instituições a operar em Portugal entre as quatro mais baratas no acesso ao crédito para aquisição de casa com taxa variável. A média da Zona Euro, que ronda os 2,67%, ficou acima da marca nacional de 2,35%, apesar da subida dos 2,13% do mês de maio.

Finlândia (1,96%), Luxemburgo (2,01%) e Itália (2,32%) são os três países com instituições financeiras que cobraram os juros mais baixos nos novos contratos de crédito à habitação com taxa variável durante o mês de julho.

Em relação aos juros nos montantes atuais de empréstimos para habitação, Portugal continua a ser o mercado cujo total de créditos para este fim apresenta taxas de juro mais baixas na Zona Euro. Os 1,88% de juros indicados pelo BCE para os créditos com prazo superior a cinco anos são mais baixos do que os juros médios dos restantes países.