ARQUIVO Contas

Bancos estão a "subir" os depósitos a prazo

5 julho 2010 15:15

Nuno Alexandre Silva (www.expresso.pt)

As instituições financeiras a operar em Portugal são das que menos juros pagam nos depósitos a prazo, mas alguns bancos já estão a acompanhar o novo ciclo de subidas dos juros.

5 julho 2010 15:15

Nuno Alexandre Silva (www.expresso.pt)

Os bancos portugueses eram, em maio, os décimos melhores pagadores de juros nos novos depósitos bancários até um ano entre 16 países da Zona Euro, segundo os números do Banco Central Europeu. Os 1,13% de juros médios propostos aos clientes particulares nos depósitos com prazo até 1 ano contrastam com a média de 2,04% da Zona Euro e com os 2,12% de Espanha e os 3,42% da Grécia.

No entanto, os bancos a operar em Portugal estão a começar a reagir ao novo ciclo de subidas dos juros no mercado interbancário. A Euribor a 6 meses passou dos 0,99% no princípio de junho para os 1,06% atuais e algumas instituições começam a reforçar a sua remuneração nos depósitos. 

São os depósitos focados nos canais à distância que estão já a melhorar a sua oferta. No último mês, o BPI subiu as remunerações dos seus depósitos BPI Net Extra e BPI Net, dos 1,25% para os 1,75% e dos 1,10% para 1,20% a um ano, respetivamente, para os clientes que apliquem o montante mínimo de constituição das contas. Além deste banco, o Barclays também melhorou a sua oferta online. No Depósito Net, que até agora pagava 1,65% num depósito de 12 meses para clientes que, por exemplo, depositassem € 5000 está atualmente a pagar 1,75%.

Além destes, outros depósitos têm visto a sua remuneração melhorada. Os mealheiros que dependem das oscilações da taxa Euribor, como o depósito do Banco Popular NetPrazo a 12 meses, passou de juros (TANB-taxa anual nominal bruta) na ordem dos 1,76% no princípio de junho para os 1,83% atuais. Também os depósitos da Caixa Geral de Depósitos Depósito Online CaixaWoman e PopNet estão mais generosos. Com juros que refletem a média mensal da Euribor a 6 meses do mês anterior à sua constituição, estes depósitos pagam hoje 1,012% brutos quando pagava 0,982% aos clientes que o constituíssem em junho.