24 março 2010 12:26
Há ofertas para todas as carteiras. Descubra onde estão as TAEG e as anuidades mais baratas do mercado. Clique para visitar o canal Dinheiro
24 março 2010 12:26
O Banco de Portugal fixou o limite da Taxa Anual Efectiva Global - TAEG - dos cartões de crédito em 31,6% para o próximo trimestre, mas poucas são as instituições bancárias que o atingem. Entre os 12 maiores bancos a operar em Portugal, a taxa de juro mais baixa está com do BES Branco, 9,2%, enquanto no lado oposto está o Barclays Classic - 31,5%, que roça o limite definido a partir de Abril. Mas porque o cartão de crédito representa muito mais do que um pedaço de plástico que pode utilizar sempre que não tiver dinheiro em conta, o Dinheiro foi à procura dos cartões de crédito mais baratos direccionados para segmentos baixos (excluindo os Gold), tendo em conta dois aspectos: as taxas de juro e a anuidade.
O cartão de crédito é um meio de pagamento, idêntico na sua forma ao cartão multibanco, mas com a particularidade de possuir um plafond, ou seja, um empréstimo pessoal, que é determinado na altura do contrato. Se fizer uma gestão cuidadosa deste pedaço de plástico e apenas o usar em caso de necessidade pode ser de grande utilidade. Todos os cartões de crédito têm um período grátis (até 50 dias), logo se pagar a dívida durante esse período não chega a incorrer em juros. Portanto, se estiver prestes a ceder à tentação de comprar um gadget topo de gama ou se aparecer uma revisão inesperada do seu carro, a lógica não é muito diferente da aplicada ao alcoól: use com moderação.
Anuidades gratuitas
TAEG simpáticas
No barato está o ganho
Fonte: Preçários dos bancos. Anuidades e TAEG de cartões de crédito dos 12 maiores bancos a operar em Portugal.