9 abril 2009 18:00
Cartões que dão desconto
Pagar a crédito e ainda ter um desconto dá jeito nos tempos que correm, mas é necessário estar atento às armadilhas
9 abril 2009 18:00
Seja para alugar um carro, fazer um pagamento pela internet ou resolver uma derrapagem do orçamento mensal lá de casa, dá jeito ter um cartão de crédito. Quando bem utilizados - leia-se: pagar 100 por cento da dívida no final do período de crédito sem juros -, os cartões de crédito podem até ser mais rentáveis para o titular do que para o banco emitente. Por exemplo, quem aplicar num depósito a prazo o montante de crédito que vai utilizar e, no final do período de carência de juros, pagar a dívida na integra, ganha os juros obtidos no depósito.
Dado o actual nível de remunerações dos depósitos a prazo, esta estratégia pode não valer o esforço, mas o mesmo não se pode dizer dos descontos que alguns cartões de crédito dão aos titulares nas compras realizadas a "plástico". Ainda assim, convém fazer algumas contas para não ser fintado pelo endividamento.
Pagar depois e com desconto
Numa análise ao mercado, a Carteira encontrou 5 cartões que dão descontos nas compras feitas pelos titulares. Nem todos servem o propósito.
Banco BES Cartão BES Futuro Anuidade 35¤ TAEG Até 20,79%
O cartão BES Futuro permite obter um desconto de 2 por cento nas compras realizadas e garantir uma rendibilidade de 4 por cento sobre o montante anual subscrito no PPR Poupança Activa. À primeira vista, é um bom negócio, mas o facto do desconto máximo mensal ser 10 euros, limita-o face à concorrênia. Além de pagar sempre 100 por cento da dívida, o titular terá de usar 500 euros do plafond pelo menos 4 vezes num ano para pagar a anuidade a partir do segundo ano (é grátis no primeiro ano). Quanto à remuneração bónus no PPR, a taxa até é simpática para os tempos que correm, mas a comissão de subscrição de 1,5 por cento do PPR retira-lhe o brilho.
Nota: A anuidade é gratuita para o segundo titular
Banco Santander Totta Cartão Cartão 5% Anuidade 30¤ TAEG Até 23,23%
Comprar hoje e pagar depois com um desconto de 5 por cento nas compras realizadas é a proposta do Cartão 5% do Santander Totta. É uma excelente proposta, tendo em conta que o desconto não tem tecto máximo mensal, porém, a impossibilidade de pagar a dívida a 100 por cento mata o negócio. Segundo as condições do cartão, se o titular quiser pagar mais de 50 por cento da dívida do cartão terá que ancaixar uma penalização de 3 por cento sobre o valor a amortizar. Por exemplo, quem utilizar 1000 euros do plafond durante 1 ano e pagar 100 por cento da dívida no final do 13º. mês, vê o desconto diminuir para 3,04 por cento devdo aos juros e à comissão de amortização antecipada. Continua a ser uma boa borla, mas dado aumento constante do montante em dívida pode encaminhar o titular a passos largos para uma situação de endividamento.
Nota: As anuidades são gratuitas para quem faça compras anuais num valor de 600 euros ou superior.
Banco Crédito Agrícola Cartão Visa Classic Anuidade 20,8¤ TAEG 25,56%
Muito útil para quem gasta muito em combustíveis. O Visa Classic do Crédito Agrícola dá um desconto de 3 por cento em todas as gasolineiras. Há apenas um senão, o titular terá que atestar sempre mais de 41,67 euros, pois é a partir deste valor que se consegue obter o desconto mínimo (1,25 euros). Tal como os anteriores, a "atenção" é creditada mensalmente na conta-cartão. Há flexibilidade de pagamentos, podendo chegar aos 100 por cento sem penalização.
Banco Banco BPI Cartão Universo Anuidade 12,5¤ TAEG 27,81%
É talvez a melhor opção. O Cartão BPI Universo dá um desconto de 1 por cento em todas as compras podendo, em alguns casos, atingir os 15 por cento, e de 2,5 por cento nos combustíveis Galp. Tem a anuidade mais em conta entre os cartões apresentados e, em vez de creditar o desconto na conta-cartão, envia um cheque para casa, sempre que o valor das borlas supera os 10 euros, que pode ser utilizado em lojas com as quais o Banco BPI possui protocolos. Permite a dívida a 100 por cento, sem penalizações. Não é necessário ser cliente do banco para ter este cartão.
Banco Millennium bcp Cartão: Millennium BP Visa Anuidade: 15¤ TAEG 22,90%
Tal como o anterior, dá 1 por cento de desconto em todas as compras, embora através de crédito na conta-cartão, e de 3 por cento em combustíveis BP. A anuidade, além de ser "em conta" é gratuita para os titulares no primeiro ano e pode ser evitada nos seguintes caso o volume de compras anual exceda os 1800 euros. À semelhança do cartão anterior, também não é necessário ser cliente do banco emitente para o ter.