Economia

D&G criam novo Martini e escolhem Monica Bellucci

14 setembro 2010 12:49

Catarina Nunes, em Milão (www.expresso.pt)

Martini Gold by Dolce & Gabbana é o novo projecto da parceria que dura há 15 anos entre a marca de vermute e os estilistas. Campanha rodada em Roma chega a Portugal em Novembro. (Veja vídeos no final do texto)

14 setembro 2010 12:49

Catarina Nunes, em Milão (www.expresso.pt)

Se Ian Fleming tivesse escrito as aventuras de 007 agora, provavelmente o famoso espião britânico daria lugar a um playboy italiano. Em 2010, não interessa se o Martini Dry é mexido ou agitado e muito menos se não leva, de todo, o vermute que batiza o cocktail feito à base de vodka e gin.

O novo Martini é Gold e é para bebericar enquanto o herói apanha banhos de sol, escolhe a roupa da noite ou (a horas mais tardias) a pessoa com quem tenciona regressar a casa.

A descrição da nova bebida é feita pelos seus mentores, os designers Stefano Gabbana e Domenico Dolce, que apresentaram o projeto de co-branding esta semana no seu restaurante/bar Gold, em Milão cujo nome inspira o novo Martini. "Tem tudo a ver connosco, adoramos a bebida e é parte da cultura italiana", justifica Stefano, porta-voz da dupla, parco nas palavras, mas mais falador do que o parceiro, Domenico.

Volta ao mundo numa garrafa

O Martini Gold by Dolce & Gabbana é quase uma volta ao mundo numa garrafa: leva bergamota da Calábria, laranja e limão da Sicília, açafrão de Espanha, mirra da Etiópia, gengibre da Índia e pimenta cubeba da Indonésia. A garrafa, essa, é baça e dourada, para fazer jus ao nome e para se destacar nas prateleiras dos restaurantes e bares sofisticados. Em Lisboa já marca presença na Bica do Sapato, Lux, Silk e Olivier, enquanto no Porto está no Twins, Belacruz, Casa do Livro e Paparazzi. No Natal chegará às grandes superfícies em embalagens especiais.

Pascal Maiziere, que acaba de assumir a direção-geral da Bacardi Portugal, dedicou os últimos anos à gestão da marca a nível global e é o mentor deste projeto. "Pensámos no que podíamos fazer para alargar a parceria que temos com os bares Martini nas lojas deles. Concluímos que fazia todo o sentido desenvolver este projeto", recorda. O responsável da marca garante que não se trata de um negócio, mas de um aprofundar da relação.

A Martini tem autorização para usar a marca Dolce & Gabbana, enquanto os designers recebem uma percentagem (não revelada) do valor das vendas. Do lado da Martini ficam todos os custos: criação do produto e da garrafa e conceção da campanha publicitária. Um formato semelhante ao estabelecido no passado com a Motorola para um telemóvel.

Encontro de estrelas

O anúncio de televisão (que estreia em Portugal em Novembro) é um encontro de estrelas. Monica Belluci é a protagonista que no final se reúne com os amigos Stefano e Domenico para beber Gold. O anúncio é realizado pelo sueco Jonas Akerlund (o mesmo que dirige os videoclips de Madonna e Lady Gaga) e conta a história de uma mulher que se passeia por Roma.

Entre ruas e praças que são o cartão-postal da cidade, a atriz vai deixando os homens hipnotizados. A justificação, afinal, não são as curvas de Monica (mais acentuadas na presença ao vivo no jantar terça-feira em Milão), mas a garrafa de Martini Gold que leva num saco transparente. O spot foi rodado no final de junho - um mês depois de Monica ter tido a segunda filha - e o realizador optou pelo preto e branco.

A estética escolhida faz lembrar os filmes dos tempos áureos dos estúdios Cinecittá e remete para os clichés da cultura italiana. A sonorização é outro clássico da música italiana, a canção 'Quando Quando Quando', escrita por Alberto Testa. Itália foi também o país de lançamento, onde até agora foram vendidas 50 mil garrafas.

Texto publicado no caderno de Economia do Expresso de 11/09/10

Veja o vídeo do Youtube sobre o making-off

Veja o vídeo da apresentação da campanha em Milão