Contas Públicas

Governo irlandês quer canalizar excedente orçamental para um fundo soberano

Governo irlandês quer canalizar excedente orçamental para um fundo soberano
Getty Images

Com uma previsão de excedente orçamental de 10 mil milhões de euros em 2023, o ministro das Finanças da Irlanda quer criar um fundo soberano para infraestruturas e programas de redução da dívida

O ministro das Finanças irlandês, Michael McGrath, apresentará propostas para criar um fundo soberano, enquanto o governo busca soluções para canalizar abundantes excedentes orçamentais para investimentos em infraestruturas e programas de redução da dívida, escreve o “Financial Times”.

O documento, que deve chegar aos ministros esta terça-feira, vai examinar também planos semelhantes da Noruega, Japão e Austrália e estabelecerá critérios para o fundo, que será administrado pela Agência Nacional de Administração do Tesouro.

Segundo um porta-voz do Ministério das Finanças da Irlanda, o fundo deverá ser usado para projetos de capital e para reduzir a dívida do país.

De acordo com o jornal britânico, a Irlanda tem muitas receitas de impostos sobre as empresas. No mês passado, o governo antecipou um excedente orçamental de 10 mil milhões de euros em 2023 e de 16,2 mil milhões de euros em 2024, após ter registado um excedente de 8 mil milhões no ano passado.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas