Economia

CEIIA inaugura polo de Matosinhos em outubro

5 setembro 2014 9:45

Abilio Ferreira

O centro de aeronáutica do CEIIA está na fase de instalação de equipamentos e será inaugurado em outubro.

5 setembro 2014 9:45

Abilio Ferreira

O novo polo de Matosinhos do CEIIA - Centro para a Excelência e Inovação da Indústria Automóvel está concluído, mas será inaugurado só em outubro. O atraso justifica-se "para não interromper trabalhos em curso no centro da Maia e para dar tempo à instalação do equipamento pesado", diz José Rui Felizardo, presidente executivo do CEIIA. Mas, sobre mais detalhes do novo centro, Felizardo prefere que seja o representante do IAPMEI no CEIIA, Nogueira da Silva, a falar. Contactado pelo Expresso, Nogueira da Silva limitou-se a confirmar que o edifício está pronto e "decorre a fase de instalação de equipamento, como sucede em casos deste tipo". A data de inauguração "é o menos importante deste processo", concluiu.

A empreitada custou 8,5 milhões de euros, num investimento global de 17,6 milhões, financiado em 12,3 pelos fundos comunitários, no âmbito do apoio ao cluster das indústrias da Mobilidade. A construtora DST entregou o edifício no fim de junho, 14 meses depois do início da construção.

Centros especializados

A nova arrumação do CEIIA assentará na especialização dos centros de engenharia por áreas tecnológicas e não por ramos de negócio (aeronáutica e automóvel). A base de Matosinhos ficará vocacionada para ensaios e testes e cálculos estruturais, recebendo metade dos 240 técnicos que  atualmente se encontram na unidade do TecMaia.

No futuro, o reforço de pessoal será feito em Matosinhos, admitindo o CEIIA que os dois centros possam atingir os 380 empregos especializados. A nova base acolhe um edifício central com dois corpos, que incluiu salas de engenharia e um auditório de realidade virtual e um hangar, com mais salas de projetos.