21 novembro 2014 17:38

António Carrapatoso foi fundador da Telecel, empresa que mais tarde deu origem à Vodafone Portugal
ana baião
Foi o fundador da Telecel e o seu primeiro presidente e vai sair da Vodafone Portugal quase 25 anos depois de ter começado a construir o segundo operador de telecomunicações do país.
21 novembro 2014 17:38
António Carrapatoso termina a 31 de Dezembro de 2014 o mandato de presidente não executivo do conselho de administração (chairman) da Vodafone Portugal, funções que exercia desde 2009. Vai dedicar-se inteiramente a outros projetos de cidadania, profissionais e empresariais, diz a empresa em comunicado.
As funções de chairman até agora desempenhadas por António Carrapatoso, passarão a ser, por acumulação, da responsabilidade do atual presidente executivo da Vodafone Portugal, Mário Vaz.
Foi António Carrapatoso que coordenou, em 1990/91, a elaboração de uma candidatura concorrente à atribuição da segunda licença de telecomunicações móveis (GSM) em Portugal. Uma candidatura que saiu vencedora entre oito concorrentes. A 18 de outubro de 1992, a Telecel iniciou o serviço ao público. Em 2000, depois de ter sido adquirida pelo Grupo Vodafone, a Telecom transformou-se em Vodafone Portugal.
Carrapatoso foi um dos fundados do movimento Compromisso Portugal e é um dos acionistas do jornal online Observador.