Nova proposta de revisão dos estatutos da Ordem dos Contabilistas Certificados deverá ser submetida a Conselho de Ministros esta quinta-feira
Com os ânimos mais serenos, contabilistas e Governo estão numa maratona negocial para chegarem a um entendimento sobre o novo texto da proposta de revisão dos estatutos da profissão. O objetivo é ter o trabalho feito até amanhã, quinta-feira, para o documento ser aprovado em Conselho de Ministros e, depois, seguir para a Assembleia da República.
O Governo propôs retirar as competências exclusivas que os contabilistas têm em matéria fiscal e a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) reagiu prontamente num alerta forte contra esta alteração das regras vigentes.
Entretanto, as negociações evoluíram e, agora, a bastonária da OCC já olha para os acontecimentos como um ‘engano’ que gerou uma situação ‘equívoca’. “Achamos que houve uma situação que correu menos bem”, diz ao Expresso Paula Franco. O Expresso contactou o Ministério das Finanças, mas até à publicação deste artigo não obteve esclarecimentos sobre o tema.
Explicamos-lhe, em quatro perguntas e respostas, o que opõe contabilistas e o Governo e porquê.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ASSantos@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes