Economia

Morreu Robert Lucas, Nobel da Economia

Robert Lucas (esquerda) a receber o Nobel da Economia do Rei Carlos XVI da Suécia (direita), em 1995
Robert Lucas (esquerda) a receber o Nobel da Economia do Rei Carlos XVI da Suécia (direita), em 1995
JACK MIKRUT

O vencedor do Prémio Nobel da Economia em 1995 e professor da Universidade de Chicago morreu aos 85 anos

Robert Lucas, vencedor do Prémio Nobel da Economia em 1995, morreu aos 85 anos na segunda-feira, 15 de maio. A notícia foi confirmada pela Universidade de Chigaco, em comunicado, local onde era professor desde 1975.

O economista nasceu em 1937 em Yakima, Washington (Estados Unidos), e a sua formação base é História. Só mais tarde se doutorou em Economia.

Começou a sua carreira de professor em 1962, na Universidade de Chicago, mas em 1963 saiu para ser professor na Universidade Carnegie Mellon (Pittsburgh, no estado da Pensilvânia). Porém, em 1975 voltou à Universidade de Chicago.

Em 1995 ganhou o Prémio Nobel “por desenvolver e aplicar a hipótese das expectativas racionais, segundo a qual as pessoas fazem escolhas económicas com base nas suas experiências anteriores e expectativas futuras”. Na altura, segundo escreve a faculdade, a Academia Sueca de Ciências caracterizou Robert Lucas como “o economista que teve maior influência na pesquisa macroeconómica desde 1970”.

A universidade onde trabalhou durante várias décadas lembra também outras contribuições do especialista para a economia: contribuições à nova teoria económica clássica, o modelo “Uzawa-Lucas de acumulação de capital humano, o “paradoxo de Lucas”, que examina por que o capital não flui dos países desenvolvidos para os países em desenvolvimento com a frequência esperada; a Lucas Tree, uma teoria fundamental sobre preços de ativos".

Adicionalmente, foi um dos economistas que assinaram a petição para que o governo norte-americano não socorresse os bancos na crise financeira de 2008.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas