13 maio 2023 9:49

d.r.
Autoeuropa. O negócio com a Volkswagen começou à mesa de um restaurante, em Genebra. Havia vários países na corrida à nova fábrica de automóveis, mas Portugal acabaria por ganhar. Assim nascia o maior investimento industrial estrangeiro em solo nacional, no concelho de Palmela
13 maio 2023 9:49
Foi nos finais do mês de março de 1989, com a primavera já a dar um ar da sua graça, que o então ministro da Indústria e Energia, Luís Mira Amaral (do Governo liderado por Aníbal Cavaco Silva), se encontrou com Dieter Ullsperger, diretor financeiro do grupo Volkswagen, à mesa do restaurante Le Lac, precisamente na margem Suíça do Lago Léman, na cidade de Genebra.
Naquela cidade decorria mais uma edição do salão internacional do ramo automóvel — o Geneva International Motor Show — e a nata do sector estava ali reunida durante alguns dias. Carmo Jardim, que já trabalhava há alguns anos na SIVA, de João Pereira Coutinho, então importador da Volkswagen para Portugal, também estava em Genebra e acabou por fazer a ponte entre o ministro português e o Executivo alemão.