Economia

Ministra dos Negócios Estrangeiros alemã pede "voz única" na União Europeia em discurso para diplomatas portugueses

Ministra alemã dos Negócios Estrangeiros, Annalena Baerbock
Ministra alemã dos Negócios Estrangeiros, Annalena Baerbock
PEDRO NUNES/LUSA

Annalena Baerbock elogiou ainda a política portuguesa de energias renováveis. "Fazer da Europa o primeiro continente neutro em termos climáticos é muito e cada vez mais importante", disse

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Annalena Baerbock, pediu esta quarta-feira, 4 de janeiro, que a Europa continue unida para superar desafios como aconteceu nos últimos anos e mostrou, por exemplo, no apoio à Ucrânia.

Em Lisboa, Annalena Baerbock citou uma canção da cantora portuguesa Marisa para pedir que a União Europeia fale a "uma só voz", sublinhando, ao longo do discurso no Seminário Diplomático 2023, que esta é a mensagem para este novo ano.

"Uma só voz. Este ultimo ano precisámos esta unidade, esta voz unida como nunca e mostrámos isso mesmo", destacou a ministra, realçando o grande apoio à Ucrânia contra a invasão russa, onde destacou o papel de Portugal.

Portugal, um dos países mais distantes da Ucrânia, disse, "mostrou que solidariedade não tem a ver com a proximidade", mas sim com a escolha entre a justiça e a falta dela e que a neutralidade não é a opção.

A chefe de diplomacia sublinhou ainda, perante a plateia de diplomatas portugueses, que a União Europeia não pode "ter decisões bloqueadas por razões internas" e defendeu que em algumas áreas deve valer o voto da maioria, referindo especificamente, áreas como sanções e alterações climáticas.

Sobre este tema centrou a parte final da sua intervenção, dizendo que este é o grande desafio que o mundo e a Europa enfrentam.

Elogiou o papel de Portugal no desenvolvimento das energias renováveis e o recente acordo, com Espanha e França, para o desenvolvimento do projeto de produção e transporte de hidrogénio verde.

"Fazer da Europa o primeiro continente neutro em termos climáticos é muito e cada vez mais importante", defendeu.

A reunião anual dos embaixadores de Portugal no estrangeiro volta a realizar-se este ano em Lisboa, esta quarta-feira e quinta-feira, após dois cancelamentos devido à pandemia, e tem este ano como oradora principal a ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Annalena Baerbock.

O Seminário Diplomático é, uma reunião anual de embaixadores de Portugal para debater prioridades da política externa com membros do Governo, empresários e académicos.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: clubeexpresso@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas