2 janeiro 2023 11:56
nurphoto/getty
Depois de três meses em queda, o indicador de confiança dos consumidores aumentou em dezembro. Já o indicador de clima económico estabilizou, nota o INE
2 janeiro 2023 11:56
O indicador de confiança dos consumidores aumentou, em dezembro, após ter caído nos três meses anteriores, e o indicador de clima económico estabilizou no mesmo mês, mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados esta segunda-feira.
“O indicador de confiança dos consumidores aumentou em dezembro, interrompendo o perfil negativo dos três meses anteriores", indica o INE.
O gabinete estatístico nota também que o saldo das opiniões dos consumidores sobre a evolução passada dos preços diminuiu em dezembro, pelo segundo mês consecutivo, após ter atingido o valor máximo da série em outubro.
Já o indicador de clima económico, que reflete as perspetivas dos empresários, estabilizou no mês em análise, “interrompendo nos últimos dois meses o movimento descendente iniciado em março”. Por setor, os indicadores de confiança da indústria transformadora e do comércio aumentaram face a novembro, mas os indicadores da construção e obras públicas e dos serviços caíram.
O INE indica que “os saldos das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda diminuíram na indústria transformadora, no comércio e na construção e obras públicas, enquanto nos serviços este saldo aumentou, embora permanecendo num nível inferior ao máximo da série registado em abril”.