Economia

Empresa detida por fundos de pensões do Canadá compra central solar em Portugal

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Já com duas pequenas centrais solares em Portugal, a Cubico Sustainable Investments, detida por fundos de pensões do Canadá, vai adquirir um terceiro parque fotovoltaico, até agora nas mãos da francesa Neoen

Empresa detida por fundos de pensões do Canadá compra central solar em Portugal

Miguel Prado

Jornalista

A Cubico Sustainable Investments, uma empresa detida pelos fundos de pensões Ontario Teachers' Pension Plan e PSP Investments, vai adquirir mais uma central solar em Portugal, o parque fotovoltaico Cabrela, em Évora.

Em comunicado, o escritório de advogados Gómez-Acebo & Pombo, que assessorou juridicamente a Cubico Sustainable Investments, indica que se trata de uma central de 13 megawatts (MW), que será adquirida ao atual proprietário, a francesa Neoen. Mas o valor da transação não foi revelado.

Esta central está em funcionamento desde 2014 e não é a primeira a entrar no portefólio da Cubico em Portugal.

Segundo o site desta empresa detida pelos fundos de pensões canadianos, em Portugal a Cubico já detém desde 2015 a central solar Canha, no Montijo, com 13,3 MW, e desde 2018 a central fotovoltaica de Ferreiras, no Algarve, com 6,8 MW.

A presença da Cubico em Espanha é mais abrangente e inclui não só centrais solares mas também parques eólicos. A empresa também tem ativos noutros mercados europeus, entre os quais Itália, Reino Unido e Grécia.

De acordo com o comunicado da Gómez-Acebo & Pombo, a aquisição agora anunciada do projeto da Neoen eleva a carteira da Cubico na Península Ibérica para 600 MW, tendo a empresa ainda outros 250 MW em desenvolvimento.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: mprado@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas