As empresas energéticas em Espanha apresentaram candidaturas a subsídios no valor de mais de 20 mil milhões de euros, triplicando o montante disponível no pacote para a recuperação e transformação económica dedicado à energia, e que conta com 6,9 mil milhões de euros de fundos comunitários.
Os números são avançados esta terça-feira, 27 de dezembro, pelo jornal “Expansión”, que indica que entre as empresas na corrida aos subsídios estão grupos como a Iberdrola, Endesa, Repsol, Cepsa e Naturgy, mas também a portuguesa EDP.
O pacote de apoios à energia, que está focado nas renováveis, no hidrogénio verde e no armazenamento, é o segundo maior que Espanha criou, apenas atrás do envelope disponibilizado para a indústria dos semicondutores, que terá apoios superiores a 12 mil milhões de euros.
De acordo com o “Expansión”, no pacote energético há concursos que estão contar com um volume particularmente alto de candidaturas, como é o caso do hidrogénio verde, onde os projetos apresentados quintuplicam o montante de apoios disponível.
Segundo o mesmo jornal, o pacote de apoios foi lançado há um ano, mas só recentemente começaram a ser decididos os primeiros concursos, tendo sido aprovados apoios de mais de 400 milhões de euros, apesar de os projetos apresentados terem solicitado ajudas acima de 1100 milhões.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes