Economia

PIB dos países do G20 volta ao crescimento no terceiro trimestre

PIB dos países do G20 volta ao crescimento no terceiro trimestre
Jo Yong hak

Depois de uma contração de 0,3% no segundo trimestre, as 20 maiores economias do mundo registaram um crescimento de 1,3% no terceiro trimestre, segundo a OCDE

Nos países do chamado G20, o crescimento do produto interno bruto (PIB) no terceiro trimestre foi de 1,3% face ao trimestre anterior, depois de uma queda de 0,3% do primeiro para o segundo trimestre, anunciou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) esta terça-feira, 13 de dezembro.

A recuperação deveu-se, segundo o comunicado da OCDE, ao impulso dado pela China numa altura de alívio das restrições relacionadas com a contenção da covid-19 no país. O PIB chinês cresceu 3,9% no terceiro trimestre, face aos três meses anteriores. No segundo trimestre, o país registou uma quebra de 2,7%.

Nos Estados Unidos, a economia cresceu 0,7% no terceiro trimestre, impulsionada pelas exportações, depois de uma contração de 0,1% no segundo trimestre. “Juntos, a China e os Estados Unidos contribuíram em quatro quintos do crescimento de 1,3% relativo ao G20 no terceiro trimestre”, realça a OCDE.

Entre o G20, “o crescimento do PIB também recuperou na África do Sul e na Índia, ao passo que o PIB continuou a crescer na Alemanha e na Arábia Saudita”, segundo a instituição, com o Japão, o Reino Unido e a Turquia a contraírem ligeiramente no terceiro trimestre.

O crescimento abrandou para outras economias do G20, como o Brasil, com o maior abrandamento em termos relativos, de 0,4% face a 1%, Itália (0,5% face a 1,1%), a Coreia (0,3% face a 0,7%), e França (0,2% face a 0,5%).

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas