Economia

Portal das Finanças ficou inoperacional, mas a culpa não foi de um ataque informático

Portal das Finanças ficou inoperacional, mas a culpa não foi de um ataque informático
marcos borga
Expirou a certificação digital que acautela privacidade e segurança dos utilizadores dos serviços de autenticação online do Governo. Ministério das Finanças garantiu que não se tratou de pirataria

O portal acesso.gov.pt, que serve de suporte à autenticação em vários serviços digitais como o Portal das Finanças, Instituto dos Registos e Notariado ou Segurança Social, ficou inoperacional na manhã desta quarta-feira, porque expirou o certificado digital do https (Hypertext Transfer Protocol Secure), que é um protocolo que permite estabelecer uma ligação segura entre o browser (navegador) do utilizador e o servidor de um site).

Segundo a mensagem que surgia no ecrã, de cada vez que se tentava aceder, o certificado expirou esta terça-feira, 29 de novembro, às 23h59.

Durante a manhã, ao Expresso, fonte oficial do Ministério das Finanças indicou estar “em curso a renovação dos certificados digitais do Portal das Finanças, por força da qual os respetivos serviços estão temporariamente indisponíveis”.

É ainda referido que “a renovação regular dos certificados de segurança constitui uma medida preventiva e uma boa prática de segurança informática, não estando em curso qualquer ataque informático ao Portal das Finanças”.

Fica por esclarecer por que razão esta renovação não foi feita de forma automática, se o atraso neste procedimento implica alguma coima para o Estado e o que acontece aos contribuintes que não conseguirem cumprir obrigações fiscais cujo prazo de pagamento termina hoje (como o caso do IMI, para quem ainda deve a segunda ou terceira prestação deste tributo).

Apenas foi deixada a indicação de que “os serviços do Portal das Finanças voltarão a estar brevemente disponíveis”.

Entretanto, ao início da tarde os serviços online da Autoridade Tributária voltaram a estar acessíveis.

(Notícia atualizada às 14h30, após o restabelecimento dos serviços da AT)

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