Economia

Avaliação bancária das casas caiu em outubro, depois do recorde de setembro

Avaliação bancária das casas caiu em outubro, depois do recorde de setembro

Depois de um novo recorde em setembro, o valor mediano da avaliação bancária das casas em Portugal caiu para 1420 euros por metro quadrado em outubro. Está, ainda assim, 13,5% acima do registado no mesmo mês de 2021

O valor mediano com que os bancos avaliaram as casas em Portugal, em outubro, foi de 1420 euros por metro quadrado (m2), menos nove euros que no mês anterior, quando o valor tinha atingido um novo máximo (1429 euros por m2).

Segundo os valores divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), os 1420 euros, apesar da queda, representam um aumento de 13,5% face a outubro do ano passado.

Este valor tem em conta o número de avaliações bancárias feitas pelos bancos às casas dos portugueses, que têm vindo a cair desde junho. Em outubro foram realizadas 25,6 mil avaliações.

Por região, verifica-se que a variação homóloga mais intensa deu-se no Algarve (18,8%) e a menor no Norte (10,7%).

O Algarve é, aliás, uma das regiões que apresentam valores superiores à mediana do país (40% acima), seguido pela Área Metropolitana de Lisboa (33,8%), Alentejo Litoral (13,3%) e agora também pela Madeira (0,8%).

Já o Alto Tâmega foi a região que apresentou o valor mais baixo em relação à mediana do país (-47%), nota o gabinete estatístico.

Por tipo de alojamento é, mais uma vez, nos apartamentos que se encontra o valor do m2 mais alto (1581 euros, mais 14,2% que em outubro do ano passado). Já as moradias foram avaliadas em 1142 euros por m2, mais 13,1% que no mês homólogo.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas