27 novembro 2022 10:59

Os painéis solares não são a única solução para tornar as casas mais sustentáveis
getty images
Novos materiais, soluções arquitetónicas que tenham em conta os ventos dominantes e a proteção solar são algumas das soluções apontadas pelos especialistas
27 novembro 2022 10:59
Há novas regras para a construção que obrigam a maior exigência no conforto térmico dos edifícios. A neutralidade carbónica, que deve ser atingida nas habitações em 2050, tornou obrigatória a eficiência energética de apartamentos e moradias e aumentou os requisitos de conforto térmico e de sustentabilidade. E procura responder às preocupações de quem tem de fazer face ao aumento dos custos energéticos.
A nova portaria “veio exigir maiores responsabilidades aos arquitetos, que passaram a ter que garantir o desempenho energético dos edifícios”, afirma Nuno Ladeiro. O arquiteto sublinha que entre os novos requisitos estão “as necessidades de energia afetas a aquecimento e arrefecimento de espaços, a ventilação, a água quente sanitária, a iluminação, para aumentar os níveis de saúde, conforto térmico e qualidade do ar interior dos ocupantes dos edifícios”.