Economia

"Um servidor da coletividade, sempre disponível e nunca desistindo": António Saraiva recebeu doutoramento Honoris Causa

23 novembro 2022 16:17

tiago miranda

Presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, recebeu esta quarta-feira um doutoramento Honoris Causa pela Lusófona. Presidente da República e primeiro-ministro destacam o seu percurso

23 novembro 2022 16:17

O primeiro-ministro, António Costa, considerou que o doutoramento Honoris Causa esta quarta-feira atribuído ao presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, foi uma homenagem merecida por todo o seu percurso de vida.

António Costa assistiu, ao fim da manhã, na Universidade Lusófona de Lisboa, à cerimónia de atribuição do doutoramento Honoris Causa a António Saraiva.

Numa mensagem que publicou na rede social Twitter, o primeiro-ministro salientou a sua "muita estima" pessoal pelo presidente da CIP e acrescentou que o doutoramento Honoris Causa pela Universidade Lusófona foi "uma homenagem merecida por todo o seu percurso de vida".

Durante a cerimónia, foi transmitida uma mensagem vídeo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em que distinguiu o presidente da CIP como "uma figura da vida económica em Portugal".

"Esta homenagem não tem a ver só com o presidente da CIP, por ter sido primeiro trabalhador e depois empresário, mas mais pela sua atitude de servir os portugueses, pela sua capacidade de concertação e de saber compreender as mudanças", sustentou o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa caracterizou depois António Saraiva como "um servidor da coletividade, um servidor de Portugal, sempre disponível e nunca desistindo".

Uma mensagem que antecedeu o discurso final da cerimónia, no qual António Saraiva recordou episódios da sua infância no Alentejo, os seus tempos de presidente da Comissão de Trabalhadores da Lisnave e em que se definiu como "um construtor de pontes".