Economia

Primeiro camião elétrico de recolha de resíduos urbanos é testado em Cascais

Camião elétrico de recolha de resíduos da Volvo será testado durante três semanas em Cascais
Camião elétrico de recolha de resíduos da Volvo será testado durante três semanas em Cascais
D.R.

O primeiro camião Volvo Elétrico de recolha de resíduos sólidos urbanos a circular em Portugal será testado em Cascais durante três semanas. O camião tem 27 toneladas e autonomia para 200 quilómetros

A Auto Sueco Portugal apresentou, esta segunda-feira, o primeiro camião Volvo FE Elétrico de recolha de resíduos sólidos urbanos a circular em Portugal numa operação real, anunciou a empresa em comunicado.

Este primeiro teste realiza-se em Cascais e, para a Cascais Ambiente, empresa municipal encarregue da recolha de resíduos urbanos no concelho, a inclusão de um veículo elétrico na sua frota vai ao encontro dos seus objetivos “bem como da exigência por parte dos munícipes de Cascais, para a descarbonização, a diminuição de ruído e a proliferação de transportes mais amigos do ambiente, dentro do concelho”.

“A Volvo apresentou-nos este projeto e a Cascais Ambiente assumiu o compromisso de fazer trabalhar o camião em condições reais. Com os dados retirados deste teste, permitimos à Volvo ter o conhecimento necessário para melhorar o protótipo adaptado às circunstâncias portuguesas. Para a Cascais Ambiente, este primeiro contacto com um camião de recolha totalmente elétrico prenuncia um avanço que queremos fazer em direção à descarbonização da operação,” afirma Luís Capão, presidente da Cascais Ambiente, citado na nota.

O objetivo deste ‘piloto’ é testar, durante três semanas, o desempenho do camião elétrico, que em operação tem emissões de carbono nulas. O camião tem 27 toneladas de peso bruto, 200 quilómetros de autonomia e está equipado com uma “superestrutura de recolha de resíduos sólidos urbanos, também 100% elétrica”.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas