Exclusivo

Economia

Aeroporto: TAP contesta espaço dado à easyJet em Lisboa

Uma face de  sucesso da TAP - a companhia assegura 62 das 100 frequências semanais existentes entre Portugal e os EUA
Uma face de sucesso da TAP - a companhia assegura 62 das 100 frequências semanais existentes entre Portugal e os EUA
Rafael Marchante/Reuters

Companhia portuguesa queixa-se de "práticas que discriminam positivamente” a ‘low cost’ na atribuição de mangas. ANA diz que as condições são iguais para ambas. Escassez de mangas só se resolve com obras, e luz verde do Governo tarda em chegar

Aeroporto: TAP contesta espaço dado à easyJet em Lisboa

Anabela Campos

Jornalista

Sentiu-se desconforto dentro da TAP com a transferência da easyJet do terminal 2 para o 1, o que aconteceu depois de a companhia low cost ter ficado com 18 slots (faixa horária para aterrar e levantar voo) diários que a transportadora aérea portuguesa se viu obrigada a abdicar, como penalização pela aprovação do plano de reestruturação por Bruxelas. A TAP não se queixou, mas questiona agora o acesso, em zona dedicada, da easyJet as mangas (posições de contacto) - um bem escasso no congestionado aeroporto Humberto Delgado (AHD), e cobiçado por tornar as operações mais eficientes e a circulação dos passageiros mais rápida.


Em carta enviada ao presidente da ANA, Thierry Ligonnière, a 14 de novembro, a que o Expresso teve acesso, a TAP afirma que a concessionária está a adotar “práticas que discriminam positivamente a easyJet na utilização do terminal 1”. Defende que isso tem não só um impacto "adverso" na sua operação, como distorce a concorrência". E apresenta números, dizendo que desde 31 de outubro, data em que a easyJet passou para o terminal 1, até 12 de novembro, a TAP teve acesso a 640 mangas, para um total de 1799 voos (36%), enquanto para a easyJet foram disponibilizadas 241 mangas para um total de 386 voos (62%).

Artigo Exclusivo para assinantes

Assine já por apenas 1,63€ por semana.

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: ACampos@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas