Economia

Produção industrial aumentou em setembro na Europa, com Portugal entre os que menos cresceram

Produção industrial aumentou em setembro na Europa, com Portugal entre os que menos cresceram
Milos Dimic/ Getty Images

A produção industrial na UE e na zona euro avançou 4,9% e 5,7% em setembro, face ao mês homólogo, e subiu 0,9% em cadeia. Portugal registou o menor aumento homólogo e a quarta maior queda em cadeia

A produção industrial avançou 4,9% na zona euro e 5,7% na União Europeia (UE), em setembro, em comparação com o mesmo mês do ano passado, indicam os dados divulgados esta segunda-feira pelo Eurostat.

Entre os países para o qual já há dados disponíveis, a nível homólogo, os maiores aumentos foram registados na Irlanda (31%), Dinamarca (19%) e Malta (14,2%). Por outro lado, as maiores quedas foram observadas na Estónia (-7,5%), Letónia (-3,7%) e Eslováquia (-1,9%). Em Portugal, face a setembro de 2021, a produção industrial aumentou 0,3%, o menor aumento entre os 20 países que registaram subidas deste indicador.

De acordo com os dados do gabinete estatístico europeu, a produção de bens de capital aumentou 13,5% na zona euro e 14,3% na UE, a de bens de consumo não duradouros 5,7% e 8,4%, respetivamente, a de bens de consumo duradouros 3,6% e 1,8%, enquanto a produção de bens intermédios caiu 2,1% e 1,4% e a de energia 3% e 2,8%.

Na variação em cadeia, ou seja em relação a agosto, a produção industrial avançou 0,9% na zona euro e na UE. Os maiores aumentos foram registados na Irlanda (11,9%), Bélgica (7,1%) e na Hungria e nos Países Baixos (ambos 1,6%). Em sentido inverso, os países que registaram os maiores decréscimos foram a Lituânia (-8,2%), Grécia (-4,5%) e Estónia (-3,6%) e Portugal (-2,5%).

Face ao mês anterior, a produção de bens de capital aumentou 1,5% na zona euro e 1,7% na UE, a de bens de consumo não duradouros 3,6% e 3,1%, respetivamente, enquanto a produção de bens intermédios e bens de consumo duradouros caiu 0,9% e 0,6% e a de energia 1,1% e 2%.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: rrrosa@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas