Economia

Governo prepara alívio do IRS sobre mais valias mobiliárias

Governo prepara alívio do IRS sobre mais valias mobiliárias
NUNO FOX

Investidores podem vir a pagar apenas 22% ou 11% de imposto. Medida surge numa altura em que Fernando Medina está a ser criticado por favorecer as criptomoedas

O Governo prepara-se para baixar o IRS a quem tem ganhos de produtos financeiros, avança esta sexta-feira o jornal Eco. A decisão surge numa altura em que Fernando Medina está a ser criticado pela banca e mercado financeiro por estar a discriminar positivamente as criptomoedas.

Segundo o jornal, em vez de pagar os 28% atuais, quem tiver os títulos durante cinco e oito anos paga apenas 22% e quem as detiver por mais tempo apenas 11%.

As criptomoedas, que até aqui não pagavam imposto, vão continuar a pagar 0%, se as mais valias forem detidas por mais de um ano e 28% se o prazo for inferior. Esta medida, que consta na proposta de Orçamento do Estado, gerou críticas de discriminação por parte da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e da Associação Portuguesa de Bancos, nas apreciações que fizeram chegar á Assembleia da República.

Esta sexta-feira é o ultimo dia para a entrega de propostas de alteração ao Orçamento do Estado, começando a desenhar-se o figurino final do documento.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: piquete@expresso.impresa.pt

Comentários

Assine e junte-se ao novo fórum de comentários

Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes

Já é Assinante?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas