Lucro da BMW aumenta 23% no terceiro trimestre

O lucro da BMW subiu 23% no terceiro trimestre, com o aumento dos preços e linhas alternativas de negócio a compensarem a quebra nas vendas e o aumento dos custos
O lucro da BMW subiu 23% no terceiro trimestre, com o aumento dos preços e linhas alternativas de negócio a compensarem a quebra nas vendas e o aumento dos custos
Jornalista
O lucro da BMW aumentou 22,9% no terceiro trimestre para os 3,2 mil milhões de euros, face a 2,6 mil milhões de euros no período homólogo, reportou aos mercados esta quinta-feira, 3 de novembro, a construtora alemã de automóveis.
As receitas subiram 35,3%, de 27,5 mil milhões de euros no trimestre homólogo para os 37,2 mil milhões de euros no terceiro trimestre deste ano.
As entregas de automóveis recuaram 0,9% no terceiro trimestre face ao homólogo, de 593 mil para 587 mil. A quota de veículos elétricos aumentou de 13,2% para 16,8%.
Os constrangimentos relacionados com as cadeias de abastecimento estão desde 2021 a privar as construtoras de automóveis de componentes essenciais como semicondutores e continuaram a ter impacto na operação.
O aumento dos custos e um contexto inflacionário que não promove o consumo foram outros fatores de pressão, acrescenta a empresa.
Porém, a BMW conseguiu compensar a quebra nas vendas no trimestre através de um aumento dos preços, com vendas de componentes e de acessórios, e com maior encaixe nas vendas de automóveis em leasing devolvidos à construtora no fim dos contratos.
O fator cambial, numa altura de forte desvalorização do euro face ao dólar, também teve um impacto positivo nas receitas, segundo o comunicado da BMW.
Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: pcgarcia@expresso.impresa.pt
Assine e junte-se ao novo fórum de comentários
Conheça a opinião de outros assinantes do Expresso e as respostas dos nossos jornalistas. Exclusivo para assinantes